CHUVA E ESTRAGOS

Moradores de Morretes recebem alerta da Defesa Civil durante a madrugada

Fortes Chuvas deixam a cidade em risco e força-tarefa é criada para atendimentos

alerta-defesa-civil-morretes
Foto: Reprodução/Simepar

Um alerta da Defesa Civil para a região de Morretes deixa a cidade em estado de atenção devido à fortes chuvas que caem na região desde a sexta-feira (7). Toda a área entre a Serra do Mar e o Litoral do Paraná foi afetada pelo temporal, registrando estragos generalizados.

LEIA TAMBÉM

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), somente nas últimas horas choveu mais de 150 milímetros em algumas cidades litorâneas. Entre elas, Antonina e Paranaguá, além da própria Morretes.

Também de acordo com dados do Simepar, em apenas uma hora no final da tarde de ontem, choveu 54,4 mm em Morretes, 35,6 mm em Matinhos e 34,4 mm em Antonina. 

Três localidades de Morretes, em especial, foram destacadas pelo alerta da Defesa Civil: os bairros Floresta, Rio Sagrado e Sambaqui. Os recados começaram a aparecer nos celulares dos moradores da área a partir da meia-noite.

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

Este recurso de alertas faz parte do Cell Broadcast, implementado em dezembro do ano passado no Paraná. Ele utiliza antenas de telefonia de celular para enviar mensagens a aparelhos que estão na região afetada. Essas mensagens se sobrepõem à tela dos celulares que estiverem no perímetro do disparo, sem que as pessoas tenham feito qualquer tipo de cadastro. 

Alerta da Defesa Civil e força-tarefa dos Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, junto à Defesa Civil, fazem agora uma força-tarefa no Litoral, para mitigar os estragos das chuvas e atender à população. Há 55 militares participando de sete forças-tarefas. 

Mais de 30 atendimentos já foram realizados nas cidades do Litoral, onde há registros de pelo menos 59 desalojados e 13 desabrigados em Morretes, Paranaguá e Guaratuba. Os desabrigados de Morretes foram alojados no Colégio Estadual do bairro Marta.

O prefeito de Morretes, Junior Brindarolli, esteve presente no alojamento durante a madrugada. Ele informa que, até o presente momento, não há vítimas dos incidentes, tendo havido apenas danos materiais.

Veja o vídeo com a declaração de Brindarolli:

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais