TODO O ESTADO EM ALERTA!

Paraná em alerta laranja: tempestade traz ventos de até 100 km/h

Inmet emite alerta laranja para tempestade no Paraná. Previsão indica chuva de até 100mm, ventos fortes e granizo. Temperatura cai até 12°C.

alerta-tempestade-parana-hoje-inmet
Foto: Arquivo/IDR-PR

O Paraná está sob alerta de tempestade neste fim de semana. A previsão indica temporais severos, risco de granizo e ventos fortes que podem atingir até 100 km/h.

O alerta tempestade Paraná hoje foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e classifica a situação como perigo. O aviso é válido até o fim da noite de domingo (18).

Sábado tem risco de temporais e granizo

O sábado (17) começa com presença do sol em todo o Paraná e as manhãs devem ser de temperaturas mais elevadas.

LEIA TAMBÉM

O cenário muda durante a tarde, quando a área de instabilidade aumenta e há possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados. As tempestades podem vir acompanhadas por rajadas de vento e até queda de granizo em pontos específicos.

Domingo: alerta de tempestade atinge todas as regiões do Estado

A situação mais crítica acontece no domingo (18). A tempestade deve atingir todas as regiões paranaenses, com temporais localizados e rajadas de vento pontualmente fortes.

A previsão indica volumes de chuva mais elevados, especialmente entre o Centro e o Leste do Estado. Há risco elevado de granizo em diversas localidades.

Inmet emite alerta laranja para tempestades severas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta laranja, classificado como perigo para tempestades. Este é o segundo nível mais grave de aviso meteorológico.

O alerta abrange a Região Metropolitana de Curitiba e as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Centro-Sul e Norte Pioneiro do Paraná.

As demais regiões do estado estão sob alerta amarelo, que também prevê chuvas intensas e rajadas de vento, mas com menor intensidade do que as demais áreas sob alerta laranja.

Chuva forte e ventos de até 100 km/h

O alerta de tempestade no Paraná hoje prevê chuva entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia. Os ventos intensos podem chegar entre 60 e 100 km/h.

Pode haver corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e raios. A orientação da Defesa Civil é buscar um local seguro durante o período mais intenso das tempestades e, em caso de emergência, acionar as equipes de socorro pelo 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).

Evite também ficar próximo a árvores, postes e estruturas metálicas durante as descargas elétricas. Em caso de ventos fortes, busque abrigo em locais seguros.

Chegada de tempestades alivia o calor no estado

Com a maior presença de nuvens e chuva, as temperaturas já não se elevam tanto. As máximas ficam entre 25°C e 28°C nas regiões do Centro, Leste e Sul do Paraná.

Nas faixas Oeste e Norte ainda podem ultrapassar os 30°C neste sábado. A mudança mais significativa no tempo começa no domingo com o avanço de uma frente fria pelo oceano.

Frente fria derruba temperaturas pelo Paraná

Entre domingo e segunda-feira, a previsão ainda é de chuvas pontuais e intensas em várias regiões do Estado.

Na retaguarda da frente fria, uma massa de ar mais frio avança sobre o Paraná, provocando queda nas temperaturas, inicialmente no Oeste e no Sul.

Curitiba terá mínima de 12°C na terça-feira

Em Curitiba, as temperaturas ficam entre 18°C e 28°C nesta sexta (16) e entre 18°C e 27°C no sábado (17) e domingo (18).

Já na segunda-feira (19), o cenário muda drasticamente: a capital registra mínima de 15°C e máxima de 23°C. Na terça (20), o frio se intensifica ainda mais, com temperaturas entre 12°C e 19°C.

A partir de quarta (21), o tempo tende a ficar mais estável no Paraná. O sol aparece entre nuvens e as temperaturas ficam mais amenas.