FENÔMENO
Ciclone traz rajadas de vento acima de 130 km/h no Paraná
Tempo e Clima
As condições são de instabilidade significativa e exigem atenção redobrada da população
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de tempestade no Paraná. De acordo com o aviso, chuvas e ventos fortes devem atingir o estado nesta sexta-feira (12).
Chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo, podem atingir o Paraná. As condições são de instabilidade significativa e exigem atenção redobrada da população.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) afirmou, ao Massa.com.br, que a escala Beaufort considera vendaval ventos acima de 62 km/h.
LEIA TAMBÉM
Conforme o alerta do Inmet, a instabilidade pode provocar rajadas de vento de até 100 km/h no Paraná, o que configura risco de vendaval. O grau de severidade do aviso é de perigo.
Além do alerta de vendaval no Paraná, mais de 300 cidades podem registrar chuvas intensas nesta sexta-feira. As regiões sob risco de tempestade são Norte Pioneiro, Centro Ocidental, Noroeste, Norte Central, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Centro Oriental, Metropolitana de Curitiba e Centro-Sul.
As condições meteorológicas podem provocar cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos em diferentes regiões. A combinação de chuva intensa, ventos fortes e granizo aumenta o risco de impactos significativos.
Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS