Tempo e Clima
Bioluminescência aparece em mar do Paraná e fascina moradores


Bioluminescência no mar do Paraná! A baía de Paranaguá, no Litoral do Estado, ganhou uma nova cor nos últimos dias.
Moradores da região registraram o evento, que acontece devido a florações da microalga fitoplanctônica, ou seja, acúmulo de microalgas em algumas regiões.
“Ninguém sabe qual é a função específica da bioluminescência. Naquele filme Nemo, tem um peixe abissal que põe uma lanterninha para atrair as presas. Essa pode ser, supostamente, uma das utilidades no caso específico desse peixe, mas não se sabe ao certo para que serve a bioluminescência”, afirmou o oceanógrafo fundador da Associação MarBrasil, Frederico Pereira Brandini.
Veja também:
- Brilho azul no mar? Fenômeno chama a atenção no Litoral do Paraná
- Onda de calor em Curitiba avança e eleva temperaturas
Além disso, a professora e pesquisadora do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar) Cassiana Baptista Metri, explicou que presença grande desses mesmos microorganismos também pode provocar o fenômeno conhecido como maré vermelha.
Bioluminescência no mar
A professora explica que a bioluminescência no mar não é tóxica ou nociva. No entanto, o maior risco diz respeito ao consumo de ostras e mexilhões.
Não é recomendado consumir esses organismos enquanto o fenômeno estiver acontecendo, já que eles são animais filtradores e a principal fonte do alimento são esses microrganismos.