Calorzão
Paraná está entre os estados mais quentes de 2025; Brasil bateu recorde histórico
PREVISÃO DO TEMPO
A próxima semana deve começar com tempo estável na maior parte do Estado.
Frio e calor no Paraná? O Estado enfrentou um forte contraste climático nesta semana, com temperaturas baixas no Leste e calor intenso no Oeste do Estado.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o cenário deve permanecer ao longo do fim de semana.
Na madrugada desta sexta-feira (23), foram registradas as temperaturas mais baixas para o mês de janeiro desde o início das medições em algumas regiões.
LEIA TAMBÉM
Em Guarapuava, no distrito de Entre Rios, os termômetros marcaram 9,9°C. Já em Cornélio Procópio, a mínima foi de 13,8°C. Em cidades como Curitiba, General Carneiro e Palmas, as temperaturas máximas não passaram dos 22°C desde terça-feira (20).
No entanto, o Oeste do Paraná segue com calor intenso. Na quinta-feira (22), Foz do Iguaçu registrou máxima de 33°C, e municípios como Altônia, Assis Chateaubriand, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Guaíra, Loanda, Palotina, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Ubiratã mantiveram temperaturas acima dos 30°C ao longo da semana.
Além da variação térmica, rajadas de vento também foram registradas em várias regiões. Em Joaquim Távora, os ventos chegaram a 60,5 km/h. Em Santo Antônio da Platina, a velocidade foi de 55,1 km/h, enquanto o Pico do Marumbi registrou rajadas de 52,2 km/h. No Norte Pioneiro, os ventos seguem mais intensos, enquanto nas demais regiões a tendência é de enfraquecimento gradual.
No sábado (24), há previsão de chuvas fracas à noite no Litoral e Serra do Mar, enquanto as temperaturas sobem gradualmente, podendo alcançar 24°C em Curitiba, 25°C no Litoral e até 34°C no Oeste.
No domingo (25), o calor se intensifica ainda mais no Oeste e Noroeste, com máximas de até 35°C. Já no Leste, a nebulosidade permanece, com temperaturas próximas de 26°C em Curitiba e 28°C no Litoral. Há previsão de chuva mais intensa no período da tarde, especialmente na faixa litorânea.
De acordo com o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, a próxima semana deve começar com tempo estável na maior parte do Estado, com aumento gradual das temperaturas e chuvas isoladas apenas no Leste, principalmente no período da tarde.
Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Calorzão
Vai descer?
PREVISÃO DO TEMPO
EM PLENO VERÃO