TUDO BRANCO
Chuva de granizo atinge cidades do Paraná: veja imagens
tempestade
Defesa Civil e Prefeitura atuam após chuva de granizo em Castro, que causou danos em casas, comércios e prédios públicos nesta terça (26).
* Reportagem atualizada às 18h05 de 26/08.
Uma intensa chuva de granizo em Castro, nos Campos Gerais, atingiu a cidade na manhã desta terça-feira (26) e deixou estragos em diferentes pontos do município.
Um levantamento preliminar da Defesa Civil de Castro identificou 600 casas danificadas. Mais de duas mil pessoas foram afetadas pelo temporal, mas não há registro de feridos até o momento. A prefeitura do município decretou situação de emergência.
A Defesa Civil Estadual acompanha a situação e orienta a população, enquanto a defesa civil do município segue levantando os prejuízos.
A região sul da cidade foi a mais afetada pela chuva de granizo, com danos em diversas casas, comércios e prédios públicos. Áreas urbanas e rurais registraram estragos, mas até o fim da manhã não havia relato de vítimas. Veja:
Equipes das secretarias municipais de Obras, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Segurança Pública estão mobilizadas para atender os moradores.
A orientação à população é que em caso de emergência entre em contato com as autoridades atraves do telefone 193 (Corpo de Bombeiros). Para pedidos de abrigo, telhas ou madeira é necessario acionar o 153 (Guarda Municipal).
LEIA TAMBÉM
De acordo com o Simepar, a chuva de granizo em Castro foi provocada pelo deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis, sistema de baixa pressão que favorece a formação de tempestades.
O meteorologista Allef Matos explicou que o fenômeno trouxe ar frio em altitude, criando ambiente propício para a formação de granizo. Como a temperatura em superfície também estava baixa, as pedras de gelo conseguiram se manter até chegar ao solo.
Os radares do Simepar apontam que a instabilidade atmosférica continua sobre o Estado. A influência de uma massa de umidade vinda do Norte do Brasil mantém as condições para tempestades isoladas, com possibilidade de chuvas, granizo e descargas elétricas, especialmente nas regiões Centro-Sul, Oeste e Campos Gerais.
Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Vídeo impressionante
vento de até 51 km/h
TUDO BRANCO
TEMPORAIS