TEMPESTADES
Alerta laranja de chuvas intensas atinge 288 cidades do Paraná
PREVISÃO DO TEMPO
A chuva de dezembro já está acima da média no Paraná
O mês ainda não acabou, mas a chuva de dezembro de 2024 já está acima da média no Paraná.
Em algumas regiões do Paraná, como Centro-Oeste e o Noroeste, a precipitação acumulada foi 84% superior à média histórica para dezembro.
Veja o quanto choveu no fim de semana (7 e 8), segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar):
De acordo com o Simepar, a chuva foi homogênea: “Mesmo em regiões como Norte, Norte Pioneiro e extremo Noroeste […] a precipitação acumulada bateu na casa dos 70 mm, reflexo de um sistema frontal uniforme que fica até quarta-feira (11) no Paraná, quando começa a se dissipar”, explica a meteorologista do Simepar, Júlia Crepaldi Munhoz.
LEIA TAMBÉM
Porém, já nesta sexta-feira (13), chega uma frente fria ao Paraná. O fenômeno vai deixar o clima mais gelado, com possibilidade de tempestades na parte Oeste e novamente chuva generalizada entre sábado (14) e domingo (15).
De acordo com o boletim da Defesa Civil, 17 cidades do Paraná foram mais atingidas pela chuva, com 5.993 pessoas afetadas, 66 desalojadas e 681 casas danificadas. O município de Enéas Marques, no Sudoeste, concentrou as ocorrências, com 5 mil pessoas afetadas.