MUDANÇA NO TEMPO
Chuva faz ‘dia virar noite’ em Curitiba e derruba temperaturas
TUDO BRANCO
O fenômeno cobriu ruas, telhados e gramados em cidades do Paraná.
Uma chuva de granizo em Curitiba surpreendeu moradores nesta terça-feira (26). Além da capital paranaense, o fenômeno também cobriu ruas, telhados e gramados em cidades do Paraná.
De acordo com Allef Matos, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a chuva de granizo está sendo causada pelo deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis pelo estado do Paraná.
“Um vórtice ciclônico é um sistema de baixa pressão bem desenvolvido que se forma a cinco quilômetros de altitude e propicia a formação de tempestades”, reforça o meteorologista.
LEIA TAMBÉM
Além do mais, o sistema de baixa pressão está carregando um ar bastante frio. “Então, essas tempestades estão se desenvolvendo em um ambiente atmosférico muito frio, ideal para a formação de granizo”, diz Allef.
Como a temperatura também está mais baixa em superfície, as pedras de gelo estão conseguindo se conservar e chegar até o chão. E não foi só em Curitiba que o fenômeno marcou presença: moradores registraram chuva de granizo em Castro, nos Campos Gerais.
O dia começou com tempo instável em Curitiba. Conforme o Simepar, pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas ocorrem na capital paranaense e na Região Metropolitana.
Em Curitiba, a mínima será de 11°C e a máxima de apenas 13°C nesta terça-feira. Ou seja, a condição meteorológica apresenta uma baixa amplitude térmica. Além disso, a instabilidade também deixou todo o Paraná sob risco de temporais com ventos fortes.
Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS
TEMPORAIS
MUDANÇA NO TEMPO
TEMPO CHUVOSO
CHUVAS