realize o sonho
Case em 2025: casamento comunitário fecha inscrições em breve
Clima no Estado
Precipitação intensa levou 32 estações do Simepar a atingirem a média histórica e provocou granizo, ventos fortes e queda nas temperaturas.
A chuva que atingiu o Paraná neste fim de semana fez 32 estações meteorológicas do Simepar atingirem a média histórica de novembro, enquanto outras oito registraram o maior acumulado da década.
A combinação de sistemas atmosféricos trouxe chuvas volumosas para o Estado durante o fim de semana, com queda de granizo e rajadas de vento, além de mudanças significativas na previsão do tempo para os próximos dias.
Com o acumulado registrado até domingo (23), 32 estações meteorológicas do Simepar ultrapassaram a média histórica de novembro.
Em cidades como Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cianorte, Cornélio Procópio, Londrina e Santa Helena, o volume de chuva superou a marca em mais de 100 mm.
LEIA TAMBÉM
As estações que alcançaram a média histórica de chuva em novembro são:
Altônia, Apucarana, Capanema, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cascavel, Cerro Azul, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Distrito de Entre Rios (Guarapuava), Foz do Iguaçu, Guaíra, Guarapuava, Guaratuba, Irati, Jaguariaíva, Lapa, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Maringá, Distrito de Horizonte (Palmas), Palotina, Paranavaí, Pinhão, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, São Miguel do Iguaçu, Telêmaco Borba, Toledo e Ubiratã.
Cidades como Guarapuava, Pinhão, Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul registraram episódios de granizo.
Segundo o Simepar, a combinação de vários sistemas atmosféricos intensificou a instabilidade do tempo no Paraná.
Uma área de baixa pressão no oceano favoreceu a passagem de uma frente fria. Seus efeitos foram ampliados por um sistema de alta pressão próximo ao Uruguai, direcionando ventos do sudeste para o Estado e aumentando a umidade.
Um cavado próximo ao Paraguai trouxe ar quente ao Paraná, que encontrou o ar frio e úmido do oceano. O choque entre as massas favoreceu a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, resultando em granizo e ventos fortes.
Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
ATENÇÃO
TEMPO QUENTE
TEMPO INSTÁVEL
CHUVARADA!