INSTABILIDADE!

Cavado meteorológico traz chuvas ao Paraná; entenda fenômeno

Um ciclone extratropical deve trazer vendaval e chuva forte ao Paraná!

chuva-no-parana-cavado-meteorologico-dezembro
Foto: Pedro Ribas/SECOM

O Paraná deve ter chuvas devido a um aumento significativo de instabilidades atmosféricas no início desta semana provocado pela formação de um cavado meteorológico, segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). 

O fenômeno é resultado de um sistema de baixa pressão que se forma sobre países vizinhos e favorece a criação de correntes de vento que intensificam a formação de nuvens carregadas, condição comum, mas que pode gerar episódios de tempo severo.

Cavado meteorológico traz chuvas ao Paraná

Na segunda-feira (8), o avanço do sistema de baixa pressão deve trazer chuvas e tempestades principalmente no Oeste e Sudoeste do estado, onde as instabilidades chegam primeiro. 

Com o deslocamento das áreas de chuva em direção ao Leste, o risco de tempestades com raios e rajadas de vento intensas aumenta ao longo da tarde, podendo atingir diversas cidades do interior.

LEIA TAMBÉM

O Simepar ressalta que o cenário está associado ao cavado meteorológico e à evolução da baixa pressão que, nos próximos dias, deve se transformar em um ciclone extratropical.

Ciclone extratropical deve trazer ventos fortes ao Paraná

Na terça-feira (9), a chuva se espalha por todo o Paraná, com tempestades fortes distribuídas de forma irregular e deslocamento de sudoeste para nordeste. 

A baixa pressão evolui para ciclone extratropical, fenômeno que deve atuar com maior intensidade no Rio Grande do Sul, mas ainda assim contribuirá para a formação de uma frente fria, responsável por deixar o tempo muito instável no Paraná.

Há previsão de rajadas de vento que podem atingir cerca de 70 km/h, além de acumulados expressivos de chuva.

Para mais notícias de tempo e clima, acesse o Massa.com.br.