TEMPORAL
Chuva de granizo atinge o Paraná e provoca estragos: assista
PREVISÃO
Volumes de chuva expressivos são esperados
A instabilidade vai voltar ao Paraná nos próximos dias, com previsão de chuva e ventanias. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o risco de temporais será maior nas regiões Leste e Centro-Norte do estado.
Antes da chegada do tempo chuvoso no Paraná, o avanço de uma massa de ar seca vai deixar o clima estável neste domingo (12). “O Sol aparece com maior intensidade, porém, não se descarta pancadas bastante isoladas de chuva no decorrer do dia sobre as regiões do Paraná, porém sem risco para ocorrência de temporais severos”, reforça o Simepar.
A semana vai começar com a estabilidade atmosférica predominando na maioria das regiões do Paraná. No entanto, de acordo com o Simepar, no setor Leste, onde os ventos ainda sopram do oceano, a previsão é de nebulosidade variável e chuviscos isolados.
Entre terça (14) e quarta-feira (15), boa parte do Paraná terá dias típicos de verão. Segundo o Simepar, o tempo ficará bastante abafado, o que favorece o desenvolvimento de pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde.
LEIA TAMBÉM
Na quinta-feira (16), a instabilidade aumenta no Leste e Centro-Norte do estado, provocando queda de temperatura. “O escoamento oceânico se pronunciará novamente, mantendo a nebulosidade variável e trazendo chances de chuva fraca ao longo do dia”, diz o Simepar.
Já entre as áreas do Centro e do Norte, a instabilidade vai acontecer devido ao prolongamento de um cavado situado entre São Paulo e o Paraná. “A partir de sexta-feira (17), em resposta à permanência do cavado e, posteriormente, ao fechamento de uma baixa pressão próxima à costa sul do Brasil, aumenta a possibilidade de chuvas mais generalizadas”, afirma o Simepar.
Volumes de precipitação expressivos são esperados entre sexta-feira e sábado (18). A partir de domingo (19), as chuvas ainda persistem, mas com menores volumes de precipitação. A chuva no Paraná deve se manter, pelo menos, até terça-feira (21).