TEMPORAIS

Vai chover? Frente fria mantém tempo instável no Paraná

O processo de formação de uma frente fria impulsiona as instabilidades no Paraná

chuvas-no-parana-hoje
Foto: Pedro Ribas/SECOM

O tempo instável continua nesta segunda-feira (15) em todo o Paraná, com chance de pancadas de chuva e temporais localizados.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), um sistema de baixa pressão atuante entre o Sul do Brasil e países vizinhos mantém os índices de instabilidade elevados, o que favorece a formação de chuvas loalizadas em todas as regiões paranaenses, especialmente da tarde para a noite.

Semana começa com chuva no Paraná

“O processo de formação de uma frente fria impulsiona as instabilidades no estado, com potencial para rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa, com destaque para o interior”, diz o Simepar.

LEIA TAMBÉM

Já nesta terça-feira (16), com o deslocamento da frente fria pelo oceano, novamente são esperadas chuvas por todas as regiões, com maior potencial para temporais ao longo da madrugada. “Destaque para porções do Sudoeste, Oeste, Noroeste e Norte, para rajadas de vento pontualmente intensas. No Leste, a chuva ocorre especialmente durante a tarde, ainda que de forma isolada”, afirma o Simepar.

Céu segue nublado em cidades do Paraná

A circulação marítima mantém a nebulosidade predominante no Paraná na quarta-feira (17), entre a faixa Leste e os Campos Gerais, com temperaturas mais amenas. “No interior, o sol predomina e as temperaturas se elevam, com pancadas de chuva bastante isoladas à tarde no Oeste e Noroeste”, reforça o Simepar.

Na quinta-feira (18), não há previsão de chuvas no Paraná, mas a nebulosidade segue um pouco mais presente entre a região Central e o Leste. Conforme o Simepar, durante a sexta-feira (19), o cenário se repete no Leste, e aumenta a possibilidade para pancadas de chuva na faixa note.

“No sábado (20), a nebulosidade persiste no leste, com chuviscos ocasionais nas praias ao longo do dia. Faixa Centro-Norte segue com potencial para pancadas de chuva com algumas trovoadas, e as temperaturas se elevam, ficando ao redor dos 30°C”, finaliza o Simepar. As chuvas voltam a atingir o estado com maior intensidade e abrangência apenas no dia 26 de dezembro. Até lá, temporais isolados típicos de verão não estão descartadas no interior.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br