ATENÇÃO
VENTOS FORTES
Ciclone bomba vai provocar fortes tempestades no Paraná
O fenômeno vai gerar uma “onda de tempestades”
A formação de um ciclone bomba, que avança no Sul do Brasil, poderá provocar fortes tempestades no Paraná no início desta semana.
De acordo com o MetSul, o fenômeno vai gerar uma “onda de tempestades” no Paraná entre domingo (1°) e segunda-feira (2). Uma área de baixa pressão vai se deslocar da Argentina ao Uruguai, dando origem a um ciclone extratropical.
“A rápida ciclogênese, o processo de formação do ciclone, contribuirá para a severidade das tempestades”, diz o MetSul. Na segunda-feira, o fenômeno vai se afastar do continente, se tornando um ciclone bomba no Atlântico Sul.
Ciclone bomba no Paraná
O risco de tempestades no Paraná aumenta entre a tarde e a noite deste domingo. “Existe ainda elevado risco de formação de supercélulas de tempestade, o que pode gerar temporais isolados muito severos com vento destrutivo acima de 100 km/h e mais isoladamente acima de 120 km/h”, reforça o MetSul.
LEIA TAMBÉM
Ainda conforme o MetSul, o campo de vento intenso do ciclone bomba vai ficar em alto mar. Ou seja, ele vai atuar longe da terra firme. Entretanto, o fenômeno poderá provocar chuvas e ventos intensos no Paraná.