FENÔMENO

Ciclone traz rajadas de vento acima de 130 km/h no Paraná

O fenômeno trouxe chuvas volumosas e fortes rajadas de vento

ciclone-em-curitiba-parana
Foto: Gilson Abreu/AEN

O ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul, apesar de não ter passado sobre o Paraná, impactou a condição do tempo nesta semana. O fenômeno trouxe chuvas volumosas e fortes rajadas de vento.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as rajadas mais fortes desta quarta-feira (10) foram em General Carneiro (80,3 km/h às 9h45), Pico Marumbi (131,8 km/h às 9h30) e Distrito de Horizonte, em Palmas (86,4 km/h às 12h45).

Ventos fortes atingem o Paraná

Segundo Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar, o ciclone atuou sobre a costa litorânea gaúcha e provocou ventos fortes. Nesta quinta-feira (11), a direção dos ventos vai mudar, deixando de ser forte e constante no continente.

LEIA TAMBÉM

“O vento não será de sudoeste e oeste como nesta quarta-feira, mas sim de sul e sudeste, o que deixa o mar mais agitado na região litorânea do Paraná. Inclusive, poderemos ter algumas ondas mais altas que prejudicam também a navegação no Porto de Paranaguá”, diz o meteorologista.

Ciclone provoca acumulados de chuva históricos

O ciclone extratropical também causou acumulados de chuva históricos no Paraná. Na segunda-feira (8), Loanda registrou o maior acumulado de 2025 (59,6 mm), e terça-feira (09) foi o dia com o maior acumulado deste ano em Londrina (85 mm). Os maiores acumulados de chuva no Paraná registrados pelas estações meteorológicas do Simepar foram em:

  • Altônia (97 mm);
  • Toledo (89,2 mm);
  • Santa Helena (89 mm);
  • Guaíra (85,6 mm).

Nesta quinta-feira, a intensidade do ciclone diminui, com redução da velocidade dos ventos e possibilidade de pancadas rápidas de chuva apenas no Oeste, com predomínio de sol na maior parte do Paraná.

Na sexta-feira (12), o ciclone não afetará as condições do tempo no Paraná. Conforme o Simepar, um novo sistema de baixa pressão vai se formar sobre o Paraguai, favorecendo novamente a formação de temporais, que podem ser localmente severos principalmente no Oeste e Noroeste.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br