FRIOZINHO
Onda de frio com 5°C já tem data para chegar ao Paraná
MUDANÇA NO TEMPO
O fenômeno deve provocar temporais em regiões do estado
A formação de um ciclone extratropical pode intensificar as chuvas no Paraná nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, o fenômeno deve provocar temporais em regiões do estado.
Áreas de instabilidade começaram a se formar nesta quarta-feira (23). Segundo o Climatempo, a virada no tempo ocorre devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai.
Com o avanço do ciclone extratropical, cidades do Paraná devem registrar chuvas e ventos fortes nesta semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado está em alerta amarelo e laranja de tempestade.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê acumulados de chuva elevados, entre 40 e 80 milímetros. Os temporais se intensificam ainda nesta quinta-feira (24), com precipitações mais severas e persistentes por todo o dia, com grande incidência de raios.
LEIA TAMBÉM
As tempestades vão chegar nas regiões Centro-Sul, Noroeste e Norte, com chuvas de moderada a forte e trovoadas atuando até a manhã de sexta-feira (25). Na região Centro-Sul, o volume de chuva deve ficar entre 60 e 80 milímetros, podendo ser ultrapassado em alguns pontos, enquanto que no Norte e Noroeste a precipitação será entre 40 e 60 milímetros.
O Simepar e a Defesa Civil alertam para o risco de desastres como alagamentos, enchentes e enxurradas no Centro-Sul, Oeste e Sudoeste, regiões em que há previsão de volume mais elevado de chuva em um curto período de tempo. No Norte, Noroeste, Norte Pioneiro, Leste e Campos Gerais, o risco é menor para ocorrência dos fenômenos, mas não é possível descartá-los de maneira localizada.
Todas as cidades do Paraná estão sob risco de chuvas intensas entre quinta e sexta-feira (25). De acordo com o Inmet, o alerta amarelo prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).
Além disso, um alerta laranja de chuvas intensas indica perigo nas regiões Oeste, Centro-Sul e Noroeste do Paraná. O aviso indica chuva e ventos de até 100 km/h. Com os temporais, as cidades correm risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.