CICLONE NO PARANÁ

Ciclone extratropical traz tempestade e granizo ao Paraná

As rajadas de vento podem passar dos 80 km/h.

ciclone-extratropical-parana-novembro
Foto: Nasa

O avanço de um ciclone extratropical vai trazer tempestades ao Paraná. O fenômeno pode provocar um fim de semana de instabilidades em várias regiões do estado.

De acordo com o Boletim de Gestão de Riscos, divulgado nesta quinta-feira (6) pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em parceria com a Defesa Civil, o cenário climático deve se agravar entre a tarde de sexta-feira (7) e a manhã de sábado (8).

Ciclone extratropical deve trazer chuvas intensas e rajadas de vento acima dos 80 km/h

Há previsão de chuvas intensas, rajadas de vento acima dos 80 km/h e queda de granizo.

Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, o sistema está associado a uma frente fria impulsionada por uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o Sul do País, que, ao se deslocar para o oceano, dará origem ao ciclone extratropical. 

LEIA TAMBÉM

“Esse sistema é o principal responsável pela intensificação das tempestades previstas”, explica.

Nesta quinta-feira (6), o tempo ainda permanece estável na maior parte do Estado, com exceção da faixa Leste, onde há chance de chuviscos ocasionais na Serra do Mar e na Região Metropolitana de Curitiba. As temperaturas ficam mais amenas, com máxima de 22°C na Capital. 

Sexta-feira deve ser de calor no Paraná

Já no interior, os termômetros podem ultrapassar os 30°C em cidades como Paranavaí, Foz do Iguaçu, Loanda e Capanema.

O calor intenso que deve ser registrado nesta sexta-feira (7), com máximas chegando a 34°C, deve potencializar a formação das tempestades. 

As chuvas devem começar no Sudoeste e no Oeste do estado e, até o fim da noite, se espalhar para outras regiões. A instabilidade continua durante a madrugada de sábado (8), principalmente nas cidades que fazem divisa com São Paulo.

Litoral do Paraná também terá ventos fortes causados pelo ciclone

O Simepar classifica o risco como muito alto na metade Oeste e alto na metade Leste do Estado, com possibilidade de alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica.

Com o afastamento do ciclone extratropical para o oceano, entre sábado (8) e domingo (9), o Litoral do Paraná também deve sentir os efeitos do fenômeno, com rajadas de vento entre 40 e 70 km/h e agitação marítima.

A Defesa Civil reforça o alerta para que a população acompanhe as atualizações e evite áreas de risco durante o mau tempo. Os paranaenses podem se cadastrar para receber alertas gratuitos enviando um SMS com o CEP da localidade para o número 40199.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br.