Tempo e Clima

Ciclone pode provocar vendaval e tempestade no Paraná

O fenômeno pode provocar tempestades e ventos fortes no Paraná

ciclone-extratropical-parana
Jeff Schmaltz/Wikimedia Commons

Um ciclone extratropical vai mudar o tempo no Paraná nos próximos dias. Entre segunda (8) e quarta-feira (10), o fenômeno pode provocar tempestades e ventos fortes no estado.

De acordo com o Climatempo, o ciclone extratropical de forte intensidade deve atingir toda a região Sul do Brasil. O risco de vendaval, junto com a tempestade, ocorre devido ao fenômeno apresentar pressão atmosférica abaixo de 1.000 hPa.

Avanço de ciclone muda o tempo no Paraná

Com o avanço do ciclone, o Sul do país deve registrar ventos de 90 km/h a 120 km/h, tempestade, raios e queda de granizo. “O processo de formação do ciclone e da frente fria gera muitas áreas de instabilidade que vão espalhar nuvens carregadas, com potencial para provocar chuva forte em pouco tempo, muitos raios e ventania”, diz o Climatempo.

LEIA TAMBÉM

A intensificação de uma área de baixa pressão entre o sul do Paraguai, o Nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul, deve provocar a formação do fenômeno ainda nesta segunda-feira: “Frentes frias associadas a ciclones extratropicais são sistemas meteorológicos muito comuns na América do Sul”, reforça o Climatempo.

Paraná está em alerta vermelho de tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de tempestade no Paraná. Válido entre segunda e terça-feira, o aviso indica chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo no estado.

O alerta também prevê grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br