TEMPO E CLIMA

Ciclone subtropical Biguá avança no Sul do Brasil

A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ciclone subtropical

ciclone-subtropical-bigua
Reprodução/Adobe Stock

O ciclone subtropical Biguá se formou na região Sul do Brasil neste domingo (15). O fenômeno provocou ventos e chuvas fortes.

De acordo com o MetSul, o ciclone subtropical Biguá deixou o tempo instável no Rio Grande do Sul: “A tempestade subtropical Biguá foi o primeiro ciclone atípico a afetar o estado desde maio de 2022, quando a tempestade subtropical Yakecán causou estragos e deixou vítimas no Uruguai e no Rio Grande do Sul”, diz.

A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ciclone subtropical. No aviso, válido até terça-feira (17), foi informado que o fenômeno avançaria a partir do Oceano Atlântico Sul, próximo ao Rio Grande do Sul e Uruguai.

Ciclone subtropical Biguá

Nesta segunda-feira (16), o centro do ciclone vai estar sobre o mar na costa do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. De acordo com o MetSul, o fenômeno vai se distanciar e perder força.

LEIA TAMBÉM

“O subtropical Biguá será rebaixado de tempestade para depressão subtropical à medida que a pressão em seu centro sobe e os ventos diminuem enquanto avança para o mar de volta”, reforça o MetSul.

O vento vai dimunuir com afastamento do ciclone, mas o Litoral Norte gaúcho ainda tem previsão de rajadas fortes. A temperatura vai ficar estável na maioria das regiões, principalmente nas regiões Oeste e Noroeste.