VIRADA NO TEMPO

Ciclone deve provocar chuva intensa e temporais no Paraná

A atuação do ciclone favorece a instabilidade no Sul do país.

Imagem da Nasa de um ciclone
Foto: Nasa

Um ciclone que deve se formar na região Sudeste a partir de sexta-feira (30) vai influenciar o tempo também no Paraná, trazendo risco de chuva intensa e tempestades em várias regiões do estado. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o Inmet, o sistema deve se organizar no litoral do Sudeste e provocar volumes elevados de chuva principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. 

Ciclone previsto para o Sudeste impacta o tempo no Paraná a partir de sexta

No entanto, a atuação do ciclone favorece a instabilidade no Sul do país, em especial no Paraná e em Santa Catarina.

Antes mesmo da formação do fenômeno, a passagem de uma frente fria nesta quinta-feira (29) já deve provocar temporais no Paraná. As áreas com maior risco incluem a Região Metropolitana de Curitiba, onde há previsão de pancadas fortes de chuva, raios e possibilidade de granizo. O acumulado pode chegar a 100 milímetros em 24 horas em pontos isolados.

LEIA TAMBÉM

No fim de semana, a instabilidade continua. Há previsão de tempestades localizadas entre o norte de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul de São Paulo, reflexo da circulação de umidade associada ao ciclone. 

Temporais podem causar transtornos no Paraná

O cenário exige atenção para transtornos como alagamentos, queda de galhos e interrupções no trânsito.

Segundo o Inmet, o sistema deve seguir influenciando o tempo até o início da próxima semana, mantendo o risco de chuva forte em diferentes regiões do país.

A orientação é para que a população acompanhe os avisos meteorológicos e redobre os cuidados durante os períodos de instabilidade.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br.