TEMPESTADES NO CARNAVAL

Carnaval no Paraná será marcado pela passagem de duas frentes frias

O fenômeno não provoca queda acentuada de temperatura.

Mulher andando na chuva
Foto: Patryck Madeira

Duas frentes frias devem influenciar o tempo no Carnaval no Paraná, trazendo períodos de chuva e risco de temporais entre esta sexta-feira (13) e a próxima terça-feira (17). 

A informação é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que aponta um cenário de instabilidade principalmente na metade sul do estado.

Primeira frente fria aumenta risco de temporais no Paraná

A primeira frente fria avança sobre o Paraná nesta sexta (13), aumentando o risco de temporais. A chuva começa pelas regiões Oeste e Sudoeste e se espalha ao longo do dia, com volumes mais expressivos previstos para o Leste e o Litoral. 

Apesar do nome, o fenômeno não provoca queda acentuada de temperatura, mas favorece chuva intensa, rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo.

LEIA TAMBÉM

No sábado (14), a metade sul do estado continua com chuva frequente, enquanto a metade norte registra pancadas isoladas e irregulares.

Sábado de Carnaval terá chuva mais frequente no Sul e pancadas isoladas no Norte

Já no domingo (15), a chuva permanece mais concentrada no sul paranaense, de forma localizada, enquanto o norte segue com predomínio de calor e poucas áreas de instabilidade.

As temperaturas caem de forma mais perceptível no Oeste. Em cidades como Cascavel, as máximas ficam em torno de 25 °C a 26 °C entre sexta e sábado, após vários dias acima dos 30 °C. Nas demais regiões, o tempo segue abafado, mesmo com a ocorrência de chuva.

Na terça-feira (17), uma nova frente fria se aproxima no Carnaval, voltando a aumentar a instabilidade no estado, especialmente por conta do ingresso de umidade e da atuação do sistema próximo ao Litoral.

Nova frente fria se aproxima na terça-feira e reforça a instabilidade

O Simepar e a Defesa Civil estadual emitiram aviso de risco alto para tempestades no Leste, Sul e Sudoeste do Paraná, com possibilidade de chuva forte em curto espaço de tempo, rajadas intensas de vento, granizo localizado e alagamentos. 

Entre a tarde de sexta e a madrugada de sábado, os acumulados de chuva podem chegar a 200 mm em áreas do Litoral Sul e a volumes elevados em regiões que fazem divisa com Santa Catarina e na Região Metropolitana de Curitiba.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br.