FRIACA ❄️

Frente fria em Curitiba: cidade registra a menor temperatura do ano

O avanço da frente fria mudou o tempo em todo o Paraná

frente-fria-curitiba
Foto: Orlando Kissner/Arquivo AEN

A frente fria chegou em Curitiba! De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a capital paranaense registrou a menor temperatura do ano neste sábado (5).

O avanço de uma frente fria, junto com uma massa de ar frio e ventos frios e úmidos, mudaram o tempo em todo o Paraná. Neste sábado, as temperaturas mais baixas foram registradas em Palmas (5,9°C), General Carneiro (7,2°C) e Clevelândia (7,3°C).

De acordo com o Simepar, o vento vindo do oceano e a aproximação de uma nova massa de ar frio podem diminuir as temperaturas no Paraná. “O que vamos ter é o predomínio de um vento Sudeste/Sul associado a uma massa de ar frio que vai se aproximar do Paraná. O núcleo dessa massa de ar frio não vai atingir diretamente o Estado, mas, mesmo assim, vai influenciar o tempo no Centro-Sul e Leste paranaenses”, diz Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Frente fria em Curitiba

Na madrugada deste sábado, Curitiba registrou a menor temperatura do ano, com mínima de 12,3 ºC. “Hoje de madrugada, a partir das 2h30, estacionou em 12,3 ºC e ficou até as 3h15”, reforça o Simepar.

LEIA TAMBÉM

O Simepar apontou, ainda, que a madrugada deste sábado também marcou a menor temperatura do ano em Altonia, Antonina, Cascavel, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Loanda, Palmas, Palmital, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e União da Vitória.

“Na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral a tendência é de que o vento sul úmido soprado do oceano para o continente mantenha a cobertura de nuvens presente, que pode causar alguma garoa ocasional no fim de semana. Será uma mudança mais significativa nas condições do tempo com o retorno do frio um pouco mais rigoroso”, ressalta Kneib.