MUDANÇA NO TEMPO

Chuva ‘dá as caras’ no Paraná após 20 dias de tempo seco

Com o aumento da umidade e do calor, áreas de instabilidade se formarão no Paraná

frente-fria-no-parana-julho
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A chegada de uma frente fria no Paraná vai trazer chuva e tempo instável, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Com o aumento da umidade e do calor, áreas de instabilidade se formarão nesta quinta-feira (24). O fenômeno pode provocar chuva no Paraná hoje.

Frente fria no Paraná

O tempo chuvoso volta ao Paraná após mais de 20 dias de tempo seco. De acordo com o Simepar, não se trata de uma frente fria seguida de massa de ar frio, como ocorreu várias vezes ao longo do inverno.

Agora, a previsão do tempo no Paraná é de dias com chuvas fracas a moderadas na metade sul, do extremo Oeste ao Leste, incluindo a parte sul da região Noroeste. Apenas no Oeste e Sudoeste há possibilidade de incidência de raios, mas sem um acumulado expressivo de chuva.

Chuva muda a temperatura no Paraná

Ainda conforme o Simepar, a temperatura no Paraná no período da tarde ficará mais baixa do que nos últimos dias. Na sexta-feira (25), ainda pode ter registro de chuva ocasional na madrugada. Já no sábado (26) o tempo deve mudar: permanecerá seco! Mas, no domingo (27), o tempo volta a ficar instável em todas as regiões.

LEIA TAMBÉM

“O ar quente e úmido vem da região Amazônica, passando pelo Centro-Oeste na direção do Sul do país, mas não atua de maneira uniforme. Por isso não teremos chuvas persistentes”, ressalta Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Tempo instável retorna ao Paraná após dias de sol

Diversas cidades do estado estavam sem chuva há um período entre 20 e 24 dias. Porém, a situação muda nesta semana, trazendo um pouco de alívio principalmente no período da tarde, que vinha registrando umidade relativa do ar abaixo de 50% em muitas cidades ao longo do mês.

“Em julho já é comum registrarmos vários dias sem chuva e o volume médio mensal ser atingido em poucos episódios. Em 2025 tivemos, também, um bloqueio atmosférico no Sul da América do Sul, que impediu que as frentes frias, que ocasionam chuvas nesta época do ano, se formassem na nossa região. Isso favoreceu maior atuação de massas de ar seco”, explica Kneib.

Dados detalhados da previsão do tempo no Paraná estão disponíveis no site do Simepar. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br