CHUVARADA!

Virada no tempo! Frente fria traz pancadas de chuva e temporais ao Paraná

O Paraná está com risco de tempestades localizadas, chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo isolado.

frente-fria-parana-chuva-novembro
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Uma nova frente fria vai trazer chuvas ao Paraná, após uma sequência de dias com sol e temperaturas elevadas.

Estão previstas pancadas de chuva isoladas no sábado (22) e possibilidade de temporais no domingo (23), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). 

Frente fria quebra sequência de calor e espalha chuva pelo Paraná

O tempo deve começar a mudar no sábado em grande parte do Paraná pela movimentação de uma frente fria no sul do Brasil, sobre o oceano. 

LEIA TAMBÉM

“A frente fria aumenta a condição de chuva durante o sábado na metade sul paranaense, a partir da tarde. São pequenas áreas de instabilidade que se formam na dianteira do sistema frontal e poderemos ter algumas chuvas rápidas e isoladas entre o Oeste, Sudoeste e Centro-Sul”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Entre Curitiba e o Litoral, o tempo deve mudar no fim do dia, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Apenas o Norte do Paraná não tem previsão de chuva neste sábado. Com isso, as temperaturas sobem: chegam a 33°C em Loanda, 31°C em Paranavaí e voltam a alcançar os 30°C entre Londrina, Maringá e o Norte Pioneiro.

Paraná está em risco de tempestades localizadas

O boletim de Gestão de Riscos do Simepar, em parceria com a Defesa Civil, coloca toda a faixa Leste e a metade Sul do Paraná em estado de observação, com risco moderado para tempestades localizadas, chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo isolado. O risco é baixo na região central e inexistente no Norte.

No domingo, a chuva deve atingir praticamente todo o estado. “O sistema frontal avança lentamente e a tendência é de termos chuva em quase todas as áreas. As temperaturas caem ao longo do dia, exceto no Norte, onde ainda fará mais calor”, explica Jacóbsen.

A próxima semana também começa com instabilidade e risco um pouco maior de temporais.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br.