INSTABILIDADE

Frente fria avança e pode provocar tempestades no Paraná

Não está descartada a ocorrência de tempestades em pontos isolados do estado.

Pessoa atravessando a rua na chuva
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Uma frente fria avança pelo Sul do país e começa a influenciar as condições do tempo no Paraná nos próximos dias, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Segundo o Simepar, o sistema atua na altura do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (12), enquanto uma área de baixa pressão se intensifica entre o norte da Argentina e o Paraguai, favorecendo a formação de instabilidades na região.

Frente fria pode aumentar instabilidade no Paraná

Antes da mudança mais significativa, esta quarta-feira (11) está sendo marcada por tempo abafado em todo o estado. As temperaturas sobem rapidamente e podem se aproximar dos 35 °C nas regiões Sudoeste, Oeste e Noroeste. 

O calor combinado com a umidade disponível na atmosfera aumenta a chance de pancadas de chuva rápidas e isoladas, principalmente durante a tarde. As precipitações devem ser irregulares e, em geral, sem volumes expressivos.

LEIA TAMBÉM

Na quinta-feira, o cenário segue de muito calor, mesmo com a frente fria, com termômetros acima dos 30 °C em diversos setores do Paraná. A partir da tarde, áreas de instabilidade se desenvolvem com mais intensidade, provocando chuvas rápidas e localizadas, típicas de verão. 

Tempestades em pontos isolados não estão descartadas

Segundo o Simepar, não está descartada a ocorrência de tempestades em pontos isolados do estado.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br.