FRENTE FRIA

Onda de frio em Curitiba traz geada e mínima de 2°C: veja previsão

A onda de frio pode derrubar as temperaturas na capital paranaense

frio-em-curitiba
Foto: Ricardo Marajó/FAS

Com mínima de 2°C, o avanço de uma onda de frio em Curitiba pode provocar geada nos próximos dias. De acordo com previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a mudança no tempo ocorrerá no fim de maio.

Conforme o Simepar, os dias abafados e com chuvas no Paraná mudarão a partir do dia 28 de maio. “Um pulso de ar mais frio que deve trazer alívio nas temperaturas, mas ainda com manutenção do tempo instável”, diz.

Frente fria em Curitiba

A partir de 28 de maio (quarta-feira), o tempo em Curitiba deve mudar. Segundo a previsão do Simepar, o dia vai amanhecer com 8°C, podendo chegar a 20°C. Porém, nos próximos dias, a onda de frio pode derrubar as temperaturas na capital paranaense. Veja:

frio-curitiba
Reprodução/Simepar

Nos dias 31 de maio e 1° de junho, na virada do mês, Curitiba pode registrar geada. Em ambas as datas, as mínimas são baixas: de 2°C e 4°C, respectivamente. Além disso, a previsão é de baixa amplitude térmica durante a frente fria.

Previsão do tempo

Antes da chegada do frio intenso em Curitiba, as regiões do estado poderão registrar chuvas em vários períodos nesta segunda-feira (19). Ao longo da manhã o sol aparece, favorecendo a elevação das temperaturas (maiores valores próximo ao Mato Grosso do Sul e São Paulo). Segundo o Simepar, as condições são favoráveis para pancadas de chuva isoladas à tarde na “metade sul” paranaense.

LEIA TAMBÉM

Na terça-feira (20), o avanço de uma nova frente fria pelo oceano na altura do Rio Grande do Sul pode aumentar a instabilidade atmosférica sobre parte do Paraná. “Pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas são previstas entre as regiões da metade sul do estado no decorrer do dia. A tarde, as temperaturas voltam a se elevar, principalmente nas regiões noroeste e norte do estado”, afirma o Simepar.

Temperatura no Paraná

Na quarta-feira (21) o cenário persiste, mas com maior cobertura de nuvens no oeste, sudoeste, sul e principalmente na faixa leste. “Nesses setores, são previstas pancadas de chuva a qualquer hora do dia”, reforça o Simepar.

Com o eixo da frente fria ainda direcionado para o Paraná, a quinta-feira (22) será de tempo instável no estado, com pancadas de chuva e trovoadas localizadas nas faixas que vão do oeste até as praias. No noroeste e norte, chuvas isoladas não estão descartadas, mas em geral se espera apenas um grande aumento da nebulosidade, mas as temperaturas seguem altas onde o Sol aparece. 

A expectativa do Simepar é que o padrão de dias quentes e chuvosos mude a partir do dia 28 de maio, quando poderá ocorrer queda brusca de temperatura no Paraná.