Previsão do tempo

Onda de frio atinge o Paraná com mínimas próximas de 0°C

Massa de ar polar derruba as temperaturas no Paraná com queda de até 15°C. Regiões terão geada e frio intenso nos próximos dias.

frio-no-parana-minimas-onda
Foto: Valdelino Pontes

Uma massa de ar polar deve causar uma queda brusca nas temperaturas, intensificando o frio no Paraná a partir desta quarta-feira (28). Em algumas cidades, os termômetros podem registrar uma queda de 15°C em relação aos dias anteriores, com temperaturas próximas ou abaixo de 0°C.

Frio no Paraná: temperatura pode cair até 15°C

As temperaturas mínimas devem cair drasticamente no Centro-Sul, Sudeste, Sudoeste e na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O fenômeno atinge também o Norte, Noroeste e o Oeste.

Cidades como Laranjeiras do Sul, Toledo, Paranavaí, Santo Antônio da Platina e Capanema devem registrar declínios expressivos nas mínimas e máximas:

  • Laranjeiras do Sul: mínimas de 3°C na sexta-feira, 15°C a menos que nesta terça.
  • Capanema: temperaturas entre 5°C e 15°C até sexta.
  • Toledo: queda de 14°C nas mínimas e máximas.
  • Paranavaí: mínimas 13°C abaixo do normal.
  • Santo Antônio da Platina: até 12°C de queda na temperatura mínima.

LEIA TAMBÉM

Frio chega forte também em Curitiba e no Litoral

Em Curitiba, a mínima deve cair para 3°C na sexta-feira, com diferença de 12°C em relação ao início da semana.

Na faixa litorânea, como em Guaratuba, a mudança também será significativa: a mínima prevista para sexta é de 6°C, sendo 9°C abaixo do menor registro anterior de 2025.

Previsão de geada em grande parte do estado

Na quinta-feira, há risco de geada fraca a moderada nos Campos Gerais. Na sexta, a condição se estende para quase todo o Paraná, com intensidade nas regiões de Palmas e General Carneiro.

A exceção será o Litoral, que deve escapar da geada devido à influência do oceano. No entanto, o Simepar alerta que mesmo no Oeste e Norte, onde o risco é menor, não se pode descartar completamente o fenômeno.