FRIO

Outubro registra frio histórico no Paraná com massa de ar polar

A massa de ar frio derrubou as temperaturas

frio-parana
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O frio no Paraná bateu recorde em outubro! De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a massa de ar frio que está sobre o Paraná, desde a passagem da frente fria no último fim de semana, derrubou as temperaturas.

Entre domingo (19) e segunda-feira (20), quatro estações meteorológicas do Simepar registraram as temperaturas mais baixas para outubro desde o início da série histórica.

Frio no Paraná

Conforme o Simepar, Cornélio Procópio registrou, na segunda-feira (20), a temperatura mais baixa para outubro desde a instalação da estação na cidade, em 2018: 10,4°C.

LEIA TAMBÉM

Também na segunda, Laranjeiras do Sul teve 8,3°C, a menor temperatura já registrada na estação no mês de outubro desde a instalação, em 2017. O distrito de Horizonte, em Palmas, marcou 4,7°C no domingo (19), a temperatura mais baixa para outubro desde a instalação da estação, em 2019.

Queda de temperatura no Paraná

O vento, junto com as baixas temperaturas, acentua a sensação de frio no Paraná. “A circulação de um sistema de alta pressão no oceano, com giro no sentido anti-horário, favorece aumento dos ventos em todo o estado e transporta umidade do oceano em direção ao continente, induzindo à formação de nuvens na região Leste e nos Campos Gerais”, diz Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.

As temperaturas mais altas do dia também foram as mais baixas da série histórica em outubro em várias estações do Simepar em 2025. Pato Branco e Cerro Azul tiveram as máximas mais baixas desde 1997: 14,1°C e 15,8°C, respectivamente.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br