TAPETE BRANCO

Temporal com granizo atinge cidades do Paraná: assista

O forte aquecimento, aliado à umidade, favoreceu a formação de nuvens carregadas

granizo-em-mato-rico
Reprodução/Simepar

Cidades do Paraná foram atingidas por uma forte chuva de granizo na tarde desta quarta-feira (12). De acordo com a MetSul, o forte aquecimento, aliado à umidade, favoreceu a formação de nuvens carregadas.

As regiões Oeste e Centro-Oeste do Paraná registraram altos acumulados de chuva nesta quarta-feira. “Além da chuva, o vento ganhou força em parte do estado. As rajadas mais intensas foram registradas em Cascavel, com 69,1 km/h às 14h15, seguida por Campo Mourão, onde o vento chegou a 60,1 km/h às 17h, e Ubiratã, com 58 km/h às 15h30”, reforça a MetSul.

Granizo em Mato Rico

Em Mato Rico, no Centro-Oeste do Paraná, uma chuva de granizo chegou a provocar acumulação de gelo em ruas e plantações. Moradores da região gravaram o ‘tapete branco’ que se formou na cidade (veja no fim da matéria).

LEIA TAMBÉM

Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o granizo em Mato Rico ocorreu devido a passagem de um núcleo convectivo mais forte de maneira isolada. “A cidade está sob aviso meteorológico vigente para risco moderado de tempestades isoladas”, diz.

Alerta de granizo no Paraná

O tempo instável e chuvoso deve continuar nesta quinta-feira (13) no Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de tempestade no estado.

Conforme o alerta, as cidades estão sob risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br