Tempo e Clima
Alerta amarelo de tempestade coloca cidades do Paraná em perigo
Quando o segundo sol chegar
Expressão “um sol para cada um” nunca esteve tão forte.
Quando Nando Reis compôs “O Segundo Sol”, ele nem imaginava que um dia, uma onda de calor poderia levar as temperaturas perto dos 70 graus.
De fato, o astro rei não ganhou um irmão gêmeo, mas o aumento nas temperaturas tem causado grande preocupação em várias regiões do Brasil, e fazem até parecer que a letra da canção, era uma premonição.
De acordo com o Climatempo, o fenômeno está se expandindo pelo Sul, Sudeste e Nordeste, com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C.
No Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, recordes históricos já foram registrados, aumentando a sensação térmica para níveis extremos.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal por pelo menos cinco dias consecutivos.
LEIA TAMBÉM
No Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) alertou que as máximas estão elevadas em várias regiões, um padrão típico do verão.
A estimativa de sensação térmica de 70 graus surgiu de uma tabela do Grupo de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente da USP.
Quando a temperatura atinge 41°C com umidade de 80%, a sensação térmica pode se aproximar desse valor extremo. No entanto, outros órgãos meteorológicos, como o MetSul, projetam sensações térmicas de até 50°C.
A sensação térmica é afetada por diversos fatores, como:
O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e partes do Paraná estão sob alerta vermelho devido às temperaturas extremas.
A Climatempo alerta que a onda de calor deve se expandir para o Sudeste e Nordeste, com temperaturas acima dos 40°C em Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí.
No Rio Grande do Sul, o recorde de 43,8°C em Quaraí pode ser superado. Além disso, nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte, as máximas podem chegar aos 35°C.
A previsão é que a onda de calor se mantenha até 18 de fevereiro, com temperaturas acima da média em várias regiões do país.
Para lidar com a sensação térmica de 70 graus, recomenda-se: