TEMPO QUENTE

Onda de calor eleva temperaturas no Paraná com máximas de 36°C

A estabilidade deve predominar durante o fim de semana, com tardes ensolaradas e temperaturas elevadas

onda-de-calor-parana-2025
Foto: Patryck Madeira/SEDEST

O fim de semana vai ser marcado por uma onda de calor no Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas vão aumentar nos próximos dias.

Nesta quinta-feira (4), o amanhecer apresentou maior cobertura de nuvens na metade Leste do Paraná. “Ainda pela manhã, espera-se a dissipação dessa nebulosidade, com predomínio de sol ao longo do dia. Devido a perturbações de onda curta em médios níveis da atmosfera, pancadas de chuva isoladas e de curta duração não estão completamente descartadas no período da tarde”, diz o Simepar.

Temperaturas vão aumentar durante onda de calor

Conforme o Simepar, as temperaturas máximas devem se aproximar dos 25°C em todo o estado nesta quinta-feira, podendo atingir cerca de 33°C em municípios das faixas Norte e Oeste.

Já o amanhecer desta sexta-feira (5) deverá ser marcado por maior cobertura de nuvens baixas, desde as regiões centrais até o Litoral. Ao longo do dia, espera-se sol entre nuvens, sem ocorrência significativa de precipitação. “No período da tarde, haverá um aquecimento expressivo, com temperaturas máximas acima de 25°C em todas as regiões paranaenses, podendo alcançar e até mesmo ultrapassar ligeiramente os 34°C nas metades Oeste e Norte”, afirma o Simepar.

LEIA TAMBÉM

A onda de calor no Paraná deve predominar durante o fim de semana, com tardes ensolaradas e temperaturas elevadas. Segundo o Simepar, no domingo (7) é esperado que as temperaturas superem os 30°C em praticamente todo o estado, não descartando pancadas de chuva isoladas nas faixas Oeste e Norte. Em Paranavaí, Maringá e Umuarama, por exemplo, a máxima deve chegar a 36°C no domingo.

Tempo instável deve voltar ao Paraná após calorão

De acordo com o Simepar, a partir de segunda-feira (8), a formação de um sistema de baixa pressão entre os países vizinhos deverá trazer o retorno das maiores instabilidades ao Paraná.

Entre terça (9) e quarta-feira (10), o aprofundamento de um sistema de baixa pressão em direção ao Sul do Brasil, aliado à formação de um sistema frontal, deverá aumentar o risco de chuva no Paraná. Dessa forma, são previstas chuvas generalizadas na terça-feira, enquanto na quarta-feira as precipitações devem ocorrer de forma preferencial nas áreas ao norte do estado.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br