CALORÃO ☀️

Veranico ou onda de calor? Entenda o aumento de temperatura no Paraná

O aumento nas temperaturas deve acontecer a partir de sexta-feira no Paraná!

onda-de-calor-parana
Foto: José Fernando Ogura/AEN

Nos próximos dias, o Paraná vai registrar uma elevação expressiva nas temperaturas. De acordo com previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os termômetros devem se aproximar dos 30°C em todo o estado entre sexta-feira (22) e sábado (23). Apesar do ‘calorão’, meteorologistas ressaltam que o fenômeno não caracteriza uma onda de calor ou um veranico.

Na sexta-feira, a formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai, Norte da Argentina e Rio Grande do Sul favorecerá ventos fortes e aumento das temperaturas no estado, podendo chegar a cerca de 35°C no Norte e Noroeste.

Veranico ou onda de calor no Paraná?

O meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen explica que, como o aumento de temperatura será apenas por dois dias, não se caracteriza como um veranico ou uma onda de calor no Paraná.

“O veranico é caracterizado por um bloqueio atmosférico, que é uma massa de ar mais quente que predomina especialmente no Centro-Sul do Brasil e impede a passagem de uma frente fria no Paraná. São dias consecutivos de tempo seco e com temperaturas acima do normal para a época do ano”, diz o meteorologista.

Normalmente, o veranico dura de 4 a 5 dias. Entretanto, segundo o meteorologista, o aumento atípico de temperatura pode se estender por 2 a 3 semanas:

“Agora, nós tivemos só no Noroeste do estado essa condição meteorológica preenchida. Nas outras regiões não, embora tenha esquentado. A temperatura não ficou acima da média e hoje veio chuva, então já ‘quebrou’ a situação de veranico no Paraná“, reforça Jacóbsen.

Simepar prevê calor extremo no Paraná

Para caracterizar onda de calor, as temperaturas precisam ficar 5°C acima do normal, com duração de 3 a 4 dias: “Esse próximo aquecimento não é configurado como onda de calor porque são só dois dias (sexta-feira e sábado) com temperaturas bem altas”, afirma o meteorologista.

LEIA TAMBÉM

O aumento nas temperaturas deve acontecer a partir de sexta-feira. Cidades como Paranavaí, Jacarezinho, Maringá e Guaíra devem registrar máximas acima de 30°C. No sábado, a condição continua: até General Carneiro, uma das cidades mais frias do Paraná durante o inverno, pode marcar 26°C.

‘Calorão’ vai durar pouco no Paraná

De acordo com o Simepar, o avanço de uma frente fria em direção ao Paraná trará chuvas e mudança nas temperaturas entre sábado e domingo (24). Ou seja, o calor deve dar uma trégua e o tempo ficará mais ameno em várias regiões do estado.

“No domingo, já cai a temperatura e vem chuva também. Então não são preenchidas essas duas situações de veranico e onda de calor no Paraná“, conclui Jacóbsen.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br