E O CALOR TÁ DE MATAR

Onda de calor traz temperaturas de 43ºC com sensação de 50ºC

Massa de ar quente causa calor excessivo no Sul e favorece temporais.

onda-de-calor-extremo
Foto: Reprodução/Freepik

Alerta de calor extremo! A massa de ar quente responsável pela onda de calor do momento causará temperaturas máximas entre 40ºC e 43ºC no Sul. Mas piora: as sensações térmicas podem chegar a incríveis 50ºC até amanhã.

LEIA TAMBÉM

É o que alerta a MetSul Meteorologia, em boletim que também indica a ocorrência de temporais numerosos em meio ao calor excessivo, favorecidos por esta massa de ar muito quente. As chuvas devem ser locais e intensas, combinadas a vendavais e granizo.

Veja aqui dicas de como se proteger do calor excessivo, evitando a desidratação.

Terça-feira é ‘o’ dia de calor extremo

A MetSul reforça que esta terça-feira (11) deve ser o pior dia deste episódio de calor excessivo. No Rio Grande do Sul, “numerosas cidades devem ter uma tarde tórrida com máximas próximas ou acima de 40ºC”, diz o informe. A onda de calor no Sul do Brasil deve durar até a quarta-feira, pelo menos.

“Áreas de instabilidade fortes com chuva e temporais já afetam um maior número de municípios pela aproximação de uma frente fria, mas antes da chuva diversos pontos ainda devem ter calor com marcas em algumas localidades acima dos 35ºC”, informa a MetSul.

onda-de-calor-sul
Massa de ar excepcionalmente quente avança pelo Sul do Brasil nesta semana Foto: Reprodução/MetSul

Temporais severos chegam com onda de calor

A MetSul ainda alerta para as condições favoráveis à ocorrência de temporais fortes e até mesmo severos nesta onda de calor. “A atmosfera muito aquecida favorecerá a convecção profunda com nuvens muito carregadas e tempestades”, diz.

Esta é a previsão para os três estados do Sul do Brasil — Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná —, mas também atinge o Sudeste, incluindo São Paulo e parte de Minas Gerais.

Durante toda a semana, é esperado que as condições da onda de calor favoreçam chuva forte e isolada, com essa chuva se intensificando em temporais da tarde para a noite. “São ocorrências pontuais e isoladas, mas que pela temperatura muito alta podem trazer vendavais e chuva com altíssimos volumes em curto período com inundações repentinas”, ressalta a MetSul.

No Sul do país, os temporais tomam força já nesta terça e devem atingir seu auge na quarta-feira. A semana deve terminar ainda bastante úmida e instável nos três estados, podendo ocorrer chuvas localizadas até sábado. Essas chuvas podem se intensificar novamente, com risco de ventos fortes e granizo. Portanto, fica o alerta!