Frio!
Geada no Paraná: fenômeno é registrado durante onda de frio
VEM AÍ
Uma nova frente fria avançará pela região Sul do país
A chegada de uma onda de frio vai diminuir as temperaturas no Paraná nos próximos dias, principalmente na região Sul do estado. Em abril, três cidades atingiram as temperaturas médias mais baixas da série histórica: Altônia, Laranjeiras do Sul e Loanda.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a partir do dia 8 de maio, uma nova frente fria avançará pela região Sul do país.
“Deve haver aumento na intensidade dos ventos em algumas áreas do estado. Há indicativos de chuva […] para o sábado, dia 10, a previsão, no momento, é de tempo instável, com a atuação mais efetiva dessa nova frente fria”, reforça o Simepar.
Com a frente fria, as temperaturas mínimas vão cair no estado. Em Palmas e General Carneiro, por exemplo, o amanhecer vai marcar 8°C no dia 12 de maio.
LEIA TAMBÉM
Segundo previsão do Simepar, não é descartada a possibilidade de chuvas neste dia em cidades do estado. Em abril, como já é esperado durante o outono, houve temporais irregulares no Paraná.
Ainda em abril, o Paraná registrou temperaturas máximas abaixo da média histórica em praticamente todas as regiões. “O declínio das temperaturas máximas em todo o estado, principalmente na região Noroeste do estado, impactou diretamente a temperatura média destas cidades”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
Em 12 de maio, Curitiba deve registrar um dia com baixa amplitude térmica: mínima de 12°C e máxima de 16°C, sem chuvas.
Em abril, a capital paranaense registrou chuva ligeiramente abaixo do esperado para o mês: a média de abril é de 84 mm e choveu em Curitiba 68,8 mm.
Clima e Tempo
Clima e Meteorologia
Inverno na lavoura
"Friaca do Djanho"