TEMPO E CLIMA
Ciclone subtropical Biguá avança no Sul do Brasil
NOVIDADE
A iniciativa começou a ser discutida em 2021
O Parque da Reserva Hídrica do Futuro, novo parque alagável em Curitiba, tem o objetivo de se tornar uma alternativa emergencial para o abastecimento de água em períodos de escassez.
Nesta terça-feira (17), o prefeito Rafael Greca vai inaugurar a primeira etapa da Reserva Hídrica do Futuro. O espaço, de cerca de 300 mil metros quadrados, vai abrigar o Parque da Reserva Hídrica do Futuro na Rua Nicola Pellanda, no bairro Umbará.
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o desenvolvimento do projeto ocorreu junto com o C40, a rede global de cidades contra o aquecimento global. A iniciativa começou a ser discutida em 2021, após Curitiba e região metropolitana enfrentarem uma grave crise hídrica com racionamento de água por conta da falta de chuvas, em 2020.
Além de se tornar uma nova área de lazer, o principal objetivo da Reserva Hídrica do Futuro é atuar como alternativa emergencial para o abastecimento de água em períodos de escassez. Além disso, o espaço vai colaborar na mitigação de cheias em períodos de muitas chuvas.
LEIA TAMBÉM
Ao mesmo tempo que funcionará como reserva, vai servir como bacia de contenção, com o conceito de parque alagável. A Prefeitura de Curitiba investiu R$ 4,5 milhões na reforma e adaptação das instalações da primeira etapa da Reserva Hídrica do Futuro.