TEMPO

Abril começa com chuvas e queda de temperatura no Paraná

As menores temperaturas no Paraná, historicamente, são na região Centro-Sul.

previsao-do-tempo-abril
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

A previsão do tempo de abril é de chuva e temperaturas amenas no Paraná, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Os primeiros 10 dias do mês, conforme o Simepar, serão de chuvas intensas. “Um sistema frontal na altura do Sul do país deve se deslocar para o oceano. Apesar do eixo não avançar sobre o Estado do Paraná, a presença dela contribui com a formação de linhas de instabilidade”, diz Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

Oeste, Sudoeste e Litoral vão registrar aumento de chuva no Paraná em abril. Em contrapartida, haverá pouca chuva no Vale do Ribeira e Norte Pioneiro. A chuva e a temperatura vão ficar diferentes da média neste mês: no Interior deve chover menos, e na metade Norte as temperaturas ficarão mais altas.

Previsão do tempo de abril

De acordo com o Simepar, a média histórica de acumulado de chuva em abril em Cascavel é de 140 mm, em Guaraqueçaba é de 190 mm, em Londrina é de 87 mm e em Curitiba é de 84 mm. As temperaturas médias mais altas são no Oeste e Noroeste: 23°C a 24°C, com mínima média de 17°C a 19°C e máximas entre 19°C e 31°C.

“Nos próximos dias a presença dessas frentes frias deve ser mais frequente. Com isso teremos uma semana com tempo bastante abafado e chuva ocorrendo principalmente durante as tardes, não se descartando que ela venha com força em alguns momentos”, diz o meteorologista.

Frente fria no Paraná

As menores temperaturas no Paraná, historicamente, são na região Centro-Sul. A temperatura média na região é na faixa dos 15°C no mês e a temperatura máxima não passa de 22°C. Em Curitiba, a temperatura média é próxima de 17°C, a mínima média é de 13°C e a máxima fica próxima a 23°C.

LEIA TAMBÉM

“Para o setor Norte a questão da chuva ficar abaixo da média trará uma diferença pouco significativa, já que a média histórica já é baixa: de 80mm a 100mm. É bem provável que o agricultor ainda sofra com a falta de chuva. No Oeste e Sudoeste, apesar da chuva prevista ser ainda abaixo da média, essa média é alta. Deve chover mais do que no mês de março, o que pode trazer um alento para o agricultor”, reforça Braun. 

De acordo com o Simepar, no Norte as temperaturas devem se manter acima da média histórica. Na metade Sul, a previsão é ficarem perto da média, trazendo mais períodos com temperatura amena. A possibilidade de geada no Paraná ainda é muito baixa neste mês.