CALORÃO NO PARANÁ!
Onda de calor no Paraná: veja até quando vai o alerta de grande perigo
PREVISÃO DO TEMPO PARA A VIRADA!
A sequência de quase uma semana com temperaturas 5 °C acima da média começa a ser interrompida com a chegada de pancadas de chuva.
A previsão do tempo para o ano novo indica que o calor começa a perder força no Paraná. A virada para 2026 será marcada com o avanço da chuva em várias regiões do Estado.
A mudança no tempo é confirmada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que aponta aumento da umidade e queda gradual das temperaturas nos primeiros dias do novo ano.
A sequência de quase uma semana com temperaturas 5 °C acima da média, registrada principalmente nos Campos Gerais, Leste e Litoral, começa a ser interrompida com a chegada de pancadas de chuva.
Nesta segunda-feira (29), o volume já foi significativo em algumas cidades: Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu ultrapassaram os 50 mm, enquanto municípios como Jacarezinho, Cerro Azul, Capanema e Cambará registraram acumulados acima de 10 mm durante a manhã.
LEIA TAMBÉM
Segundo o Simepar, esse cenário é provocado pela combinação de um sistema frontal no oceano, área de baixa pressão no continente e maior entrada de umidade, favorecendo chuvas mais abrangentes.
Apesar do alívio no calor, o alerta é para temporais localizados, com raios, rajadas de vento e chuva forte em curtos períodos.
“Ainda teremos temperaturas bem elevadas na parte da tarde, mas já com essas chuvas um pouco mais abrangentes no Estado que, por vezes, vêm para refrescar, mas também trazem alguns transtornos”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.
A partir de terça-feira (30), a previsão indica uma mudança na circulação dos ventos, com o ar seco dando lugar a uma massa de ar mais úmida vinda de países vizinhos.
Isso deve tornar a chuva mais frequente ao longo da semana, principalmente entre o Centro-Leste e o Litoral do Paraná.
Para o primeiro dia de 2026, a previsão do tempo do ano novo no Paraná é de maior instabilidade, com aumento do risco de temporais nessas regiões. Mesmo assim, o tempo segue abafado, embora menos extremo do que nos últimos dias.
Com o avanço da instabilidade, as temperaturas máximas devem ficar abaixo dos 30 °C na maioria dos municípios paranaenses.
Em Curitiba, a máxima pode se aproximar dos 30 °C nesta segunda-feira, mas deve cair para menos de 28 °C na terça e chegar a cerca de 26 °C nos primeiros dias de janeiro.
No Litoral, cidades como Antonina ainda registram calor próximo dos 30 °C até quinta-feira, mas a tendência é de queda, com máximas em torno de 25 °C entre sexta e sábado.
Desde o dia 21 de dezembro, diversas cidades do Paraná enfrentaram calor persistente e pouca chuva, o que elevou a sensação térmica, especialmente no Litoral, onde os índices ultrapassaram os 40 °C em alguns momentos.
Várias estações meteorológicas registraram, nos últimos dias, as maiores temperaturas de 2025, com destaque para municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais e Litoral.
A previsão indica que o ano novo começa com mais chuva e temperaturas mais amenas, trazendo alívio após o período de calor intenso.
Apesar disso, o Simepar reforça a atenção para eventos de chuva forte e temporais isolados, típicos desta época do ano.
Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
CALORÃO NO PARANÁ!
PARANÁ EM ALERTA!
CHUVA EM CURITIBA
CALORÃO