urgente
Chuva em Curitiba causa alagamentos e destruição: veja vídeos
SOU EU BOLA DE FOGO...
Simepar alerta para temperaturas máximas acima da média e tempestades generalizadas
Os paranaenses devem se preparar para enfrentar mais um mês quente e chuvoso. É o que alerta o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) em comunicado sobre a previsão do tempo para fevereiro no Paraná.
As características típicas do verão devem se acentuar neste mês em todo o estado. Ou seja: serão dias de muito calor e sensação de abafado, com pancadas de chuvas intensas e repentinas.
LEIA TAMBÉM
O Simepar alerta ainda que as chuvas podem surgir menos isoladas e mais generalizadas em algumas regiões. É esperado um volume de chuva acima da média neste período, previsão que inclui o Sudoeste paranaense, região onde as precipitações foram isoladas durante o mês de janeiro.
Nas regiões Sudoeste, Centro-Ocidental, Centro-Sul, Noroeste, Norte Central, Norte Pioneiro e Campos Gerais, o volume acumulado de chuva será alto, entre 140 e 180 mm. Já no extremo Oeste, o acumulado deve ficar entre 100 e 140 mm, enquanto no Sudeste esse acumulado ficará entre 110 e 140 mm.
O maior risco estará na área entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, onde a previsão do tempo para fevereiro estima acumulados de chuva aumentando progressivamente de 150 mm a 360 mm.
Já na segunda metade do mês, o Simepar prevê volumes de chuva dentro da média para o período em todo o Paraná.
Quanto ao calorão, a previsão é de temperaturas ligeiramente acima da média histórica. A área que vai da região Sul até o centro do estado será a menos quente em fevereiro, onde as máximas ficarão entre 26ºC e 28ºC. Ao redor desta faixa, as temperaturas sobem progressivamente.
No extremo do Sudoeste, no Oeste, no Norte e até o topo da faixa Leste, as temperaturas máximas devem passar dos 30ºC ao longo do mês.
Apesar do calor intenso, a previsão do tempo para fevereiro no Paraná também traz vários momentos de trégua. É que os temporais isolados devem vir acompanhados de raios e fortes rajadas de vento, o que será um alívio na sensação de abafamento no dia a dia.
Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia
ALAGAMENTO EM SP
Previsão do tempo
risco de alagamentos