clima indeciso

Frio histórico e chuva marcam início da semana no Paraná

Previsão segue instável por todo o estado.

previsão do tempo paraná
Foto: Ari Dias/AEN

Após um fim de semana de trégua nas tempestades que vinham castigando o Paraná, a semana começa com tempo instável e novas pancadas de chuva previstas em diferentes regiões do Estado.

Segundo a previsão do tempo do Paraná, apesar do amanhecer com temperaturas historicamente baixas em cidades do Interior, o calor volta a ganhar força ao longo dos dias, com máximas próximas dos 30°C.

Previsão do tempo no Paraná é de chuva e clima ‘vai e vem’

Na sexta-feira (2), antes da melhora temporária do tempo, algumas cidades registraram volumes expressivos de chuva. Umuarama acumulou 78,8 milímetros e Cidade Gaúcha chegou a 60 mm.

Municípios como Altônia, Loanda, Londrina, Diamante do Norte e Guaraqueçaba registraram entre 35 e 40 mm. Já entre sábado e domingo, os acumulados não passaram de 14 mm em todo o Estado.

LEIA TAMBÉM

Semana começa com chuvas isoladas

A previsão do tempo do Paraná na segunda-feira (5) começou com muitas nuvens desde o Litoral até os Campos Gerais e Centro-Sul.

Há registro de chuvas fracas e isoladas entre a Serra do Mar e as praias, condição que também deve atingir outras áreas da faixa Leste. Em Curitiba e Guaratuba, a máxima não passa de 21°C.

Frio no verão do Paraná

O destaque do dia, no entanto, ficou por conta do frio fora de época no Interior. Estações do Simepar registraram as menores temperaturas já observadas em janeiro em cidades como Capanema (11,3°C), Cascavel (11,9°C), Foz do Iguaçu (12,3°C), Pato Branco (11,6°C) e Umuarama (14,8°C).

Em Palmas, no distrito de Horizonte, os termômetros marcaram 8,4°C. Já o Inmet apontou 9,3°C em Clevelândia e apenas 5,6°C em General Carneiro.

Massa de ar frio chega ao Paraná

De acordo com o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, a queda acentuada nas temperaturas foi provocada pela entrada de uma massa de ar mais frio na retaguarda de uma frente fria que se deslocou pelo oceano.

A condição trouxe alívio no calor intenso registrado nos últimos dias e garantiu maior estabilidade no Interior.

Apesar do frio pela manhã, a previsão do tempo no Paraná é de elevação das temperaturas ao longo do dia, favorecendo pancadas de chuva irregulares durante a tarde, principalmente no Oeste e no Norte do Paraná.

Clima fresco com pancadas de chuva

Na terça-feira (6), o cenário se mantém semelhante. A faixa Leste continua com maior nebulosidade e chuvas isoladas, enquanto o Interior terá presença de sol e aquecimento mais significativo.

No período da tarde, são esperadas chuvas pontualmente intensas, inclusive com trovoadas, principalmente no Leste. No Interior, há risco de temporais isolados, sobretudo no final do dia.

Sol volta a raiar

Na quarta-feira (7), o sol aparece com mais frequência, mas a previsão ainda indica pancadas de chuva e temporais localizados na metade sul do Estado, além do Oeste e Centro-Sul.

As máximas se aproximam dos 30°C em várias cidades e podem ultrapassar esse valor no Noroeste. Já no Leste, as temperaturas ficam entre 25°C e 27°C.

Instabilidade volta no fim da semana

Entre quinta (8) e sexta-feira (9), a formação de um sistema de baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai deve aumentar as instabilidades no Paraná.

As chuvas passam a atingir também o Centro e o Norte do Estado, com risco de temporais localizados e volumes elevados em curto período de tempo.

As máximas na quinta-feira devem girar em torno dos 30°C em todo o Paraná. Na sexta, com a maior presença de chuva, as temperaturas caem levemente, ficando próximas dos 26°C na Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais e Norte, e em torno de 28°C no Litoral.

No Oeste, o calor persiste até sexta e começa a perder força apenas no sábado.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br.