clima de verão

Previsão do tempo no Paraná tem frente fria e temporais no Carnaval

Chuvas irregulares pelo estado continuam no feriado.

previsão do tempo parana (1)
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

A previsão do tempo no Paraná para esta semana de Carnaval é de forte instabilidade, impulsionado pela passagem de uma frente fria que se desloca pelo Sul do Brasil.

Previsão do tempo no Paraná é de instabilidade

De acordo com o Simepar, este sistema frontal, somado ao fluxo de ar quente e úmido vindo do Paraguai e do Centro-Oeste, deve provocar chuvas intensas e temporais isolados em diversas regiões do estado.

LEIA TAMBÉM

Veja a previsão dia a dia da semana

A previsão do tempo no Paraná começa nesta segunda-feira (16), as temperaturas apresentam uma elevação rápida, o que favorece a formação de núcleos de chuva localizada a partir da tarde em muitos setores, incluindo a região Norte.

Já a terça-feira de Carnaval (17) promete ser o dia de maior instabilidade, com a aproximação da frente fria pelo oceano aumentando consideravelmente a possibilidade de temporais severos.

Na quarta-feira de cinzas (18), a nebulosidade e as precipitações devem se concentrar entre as faixas Sul e Leste, perdendo força gradualmente ao longo do dia.

O calor e o sol ganham força na quinta-feira (19), que será o único dia da semana com previsão de tempo firme e ausência de chuva em praticamente todo o Paraná.

Contudo, a trégua será curta, pois na sexta-feira (20) o regime de chuvas típicas de verão retorna, com pancadas e trovoadas isoladas após os períodos de maior aquecimento vespertino.

Chuva desigual pelo estado

Um aspecto marcante deste mês de fevereiro tem sido o volume extremamente irregular das precipitações. Enquanto cidades como Antonina e São Miguel do Iguaçu já ultrapassaram, em apenas 15 dias, a média de chuva esperada para o mês inteiro, outras regiões como Cascavel e Loanda não atingiram sequer 25 mm no mesmo período.

Essa disparidade também é sentida dentro de Curitiba. No último domingo (15), por exemplo, a estação do Bairro Alto registrou um acumulado expressivo de 55,7 mm em apenas 40 minutos, enquanto bairros vizinhos como o Pinheirinho e o Boqueirão não registraram nenhuma gota de chuva no mesmo horário.

Temperaturas seguem altas

Mesmo com a presença constante de nuvens, as temperaturas continuam elevadas e atingindo recordes anuais. Cidades como Loanda registraram picos de 37°C neste último domingo, evidenciando o calor intenso que deve persistir nos períodos de abertura de sol ao longo da semana.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br.