Alerta meteorológico

Previsão do tempo no Paraná indica temporais até sexta

Simepar e Defesa Civil alertam para acumulados de até 80 mm e riscos de alagamentos em várias regiões do Estado.

previsao-do-tempo-parana-temporais
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

A previsão do tempo no Paraná indica que uma área de baixa pressão atmosférica deve provocar chuvas intensas entre quarta (23) e sexta-feira (25). Segundo o Simepar, os volumes previstos variam entre 40 e 80 milímetros, com possibilidade de registros localizados ainda maiores.

Previsão do tempo no Paraná alerta para chuvas intensas

A instabilidade se origina entre o norte da Argentina e o Paraguai, avançando pelas regiões Oeste e Sudoeste do Estado e se espalhando por todo o território paranaense.

De acordo com os meteorologistas do Simepar, as primeiras áreas afetadas serão o Oeste e o Sudoeste, onde a instabilidade começa na noite de quarta-feira. Nestes locais, são esperadas chuvas persistentes, trovoadas e alta incidência de raios já nas primeiras horas de quinta.

Outras regiões que devem ser impactadas:

  • Centro-Sul: acumulados de até 80 mm com tempestades ao longo de quinta.
  • Norte e Noroeste: chuvas moderadas a fortes entre quinta e sexta.
  • Campos Gerais, Leste e Norte Pioneiro: instabilidade mais expressiva na tarde de quinta, com precipitação entre 40 e 60 mm.

LEIA TAMBÉM

Defesa Civil acompanha evolução e emite alertas

A Defesa Civil do Paraná está monitorando o avanço da frente instável e poderá emitir alertas em caso de risco de desastres naturais, como alagamentos e enxurradas. As áreas com maior atenção são o Centro-Sul, Oeste e Sudoeste, onde o volume de precipitação em curto intervalo pode ser elevado.

A população pode se cadastrar para receber alertas gratuitos via SMS enviando o número do CEP para 40199. O serviço é oferecido também por canais como WhatsApp, Telegram e TVs por assinatura.

Recomendações para a população

Durante eventos de instabilidade climática, é importante que a população siga algumas medidas preventivas:

  • Acompanhar os avisos meteorológicos pelos canais oficiais;
  • Evitar áreas de risco em caso de alagamentos;
  • Proteger documentos e pertences em locais elevados;
  • Não atravessar ruas alagadas, seja a pé ou de carro.

Informações adicionais podem ser consultadas no site da Defesa Civil Estadual, que traz orientações sobre como agir antes, durante e depois de eventos extremos.