PREVISÃO
Ciclone pode provocar queda brusca de temperatura no Paraná
O estagiário derreteu
A partir de segunda-feira, uma frente fria chega para amenizar o calor “infernal” dos últimos dias.
Com a sensação térmica beirando os 60ºC em algumas cidades, até os ventiladores e aparelhos de ar condicionado estão perguntando quando o calor vai acabar.
Segundo a previsão do tempo, essa onda de calor deve ser amenizada com uma nova frente fria, que chega na próxima segunda-feira (10), amenizando o calorão.
Depois de semanas de calor intenso, o Paraná finalmente se prepara para uma queda nas temperaturas. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar), uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil no fim de semana, trazendo chuvas e aliviando o calorão a partir de segunda-feira (10).
Antes da chegada da frente fria, a onda de calor ainda predomina no Estado. Nesta sexta-feira (7), uma massa de ar seco mantém o tempo firme, com temperaturas entre 25°C e 30°C, podendo passar dos 35°C no Oeste.
LEIA TAMBÉM
No Norte, os termômetros também devem registrar temperaturas elevadas. A expectativa é de chuvas isoladas na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, com pancadas pontuais também no Interior do Estado.
A previsão para sábado (8) e domingo (9) é de temperaturas ainda mais altas. Com a aproximação da frente fria, ventos quentes vindos do norte intensificam o calor. No Oeste e no Norte do Paraná, as máximas podem chegar a 38°C.
A partir de segunda-feira (10), as temperaturas começam a cair gradualmente. O resfriamento será mais evidente no Sul e Leste do Estado, alcançando outras regiões ao longo da semana.
Segundo os meteorologistas, essa mudança ocorre devido ao deslocamento da frente fria, que ajudará a dissipar a massa de ar quente e seco que está sobre o Paraná.
Nos últimos dias, diversas cidades do Paraná registraram temperaturas muito acima da média. Entre os destaques:
Meteorologistas do Simepar explicam que esse período de calor intenso foi causado por um bloqueio atmosférico, que impediu a entrada de frentes frias na região. Até a temperatura da água do mar ficou 2°C a 3°C acima da média, intensificando o calor.
O Simepar monitora as condições climáticas com 120 estações meteorológicas automáticas, radares e sensores. O instituto fornece previsões detalhadas para os 399 municípios do Estado, incluindo volume de chuva, temperatura máxima e mínima, umidade e velocidade dos ventos.
Acompanhe a previsão do tempo atualizada no site oficial: www.simepar.br.
Com informações de Agência Estadual de Notícias do Paraná.