CALORÃO
Onda de calor coloca cidades do Paraná em alerta vermelho
Tempo e Clima
No vídeo, é possível perceber que o fenômeno se intensifica em poucos segundos
Uma câmera de segurança registrou o momento em que um redemoinho atingiu uma propriedade rural no município de Ampére, no Sudoeste do Paraná. As imagens mostram uma cortina de poeira se formando rapidamente e avançando em direção a um galpão, que teve parte do telhado arrancada com a força do vento.
No vídeo, é possível perceber que o fenômeno se intensifica em poucos segundos. O redemoinho levanta poeira, atravessa a área da propriedade e provoca danos na estrutura do galpão.
De acordo com meteorologistas, episódios como esse, de redemoinho no Paraná, são mais comuns em períodos de tempo seco e quente. A baixa umidade do ar, registrada com frequência na região, favorece a formação desse tipo de fenômeno atmosférico.
LEIA TAMBÉM
Especialistas explicam que, enquanto persistirem as condições de calor intenso e tempo seco, há possibilidade de novos registros semelhantes. Apesar do susto, redemoinhos costumam ter curta duração, mas podem causar prejuízos materiais, especialmente em áreas rurais.
Outro vídeo, gravado pelo morador já do interior do galpão, mostra os estragos deixados após a passagem do redemoinho no Paraná, com telhas espalhadas e parte da estrutura danificada.
Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS