ESTÁ CHEGANDO!
Quando começa o verão? Estação chega com dias mais longos
FENÔMENO
A superlua estará cerca de 27,3 mil quilômetros mais próxima do planeta Terra
A última superlua de 2025 vai ficar visível em boa parte do Paraná nesta quinta-feira (4). De acordo com o Observatório Nacional, é recomendado buscar locais com boa visibilidade do horizonte e longe da poluição luminosa para observar o fenômeno.
O ápice da última superlua de 2025, ou seja, o melhor horário para observar o fenômeno, será logo após o pôr do sol. O satélite natural estará cerca de 27,3 mil quilômetros mais próximo do planeta Terra.
O fenômeno aparece quando a Lua cheia coincide com a aproximação máxima da Lua à Terra. Com isso, o satélite natural parece até 10% maior e brilhante. O fenômeno nasce no Leste e desaparece no Oeste ao amanhecer.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o céu estará aberto em boa parte do estado, com exceção da região Leste (Litoral e Região Metropolitana de Curitiba).
Com a nebulosidade na região Leste, as chances de observar o fenômeno serão menores. Já nas demais áreas do estado, principalmente no interior, será possível contemplar a lua.
A superlua anterior aconteceu no dia 5 de novembro. Em 2026, o fenômeno vai aparecer no dia 3 de janeiro, 24 de novembro e 24 de dezembro de 2026.
Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS
TEMPO QUENTE
Tempo e Clima
PERIGO NO PARANÁ!
tira casaco, bota casaco