fenômeno
Eclipses em 2026: fenômenos serão visíveis a olho nu no Brasil
FRENTE FRIA
Uma frente fria está se aproximando do Litoral do Paraná!
O calor intenso que atinge o Paraná deve trazer tempestades nesta quinta-feira (12), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
A mudança mais significativa no tempo ocorre a partir de sexta-feira (13), com a aproximação de uma frente fria pelo Litoral, o que aumenta o risco de chuvas intensas em todo o Estado.
A combinação de calor e umidade favorece pancadas rápidas e localizadas a partir da tarde, com trovoadas.
De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, áreas de instabilidade pré-frontais começam a se formar antes da chegada do novo sistema frontal, que já avança pelo Sul do país.
LEIA TAMBÉM
Na sexta-feira, a frente fria alcança o Paraná e eleva o risco de tempestades, principalmente nas regiões Leste, Sul e Sudoeste, onde o alerta é alto. No restante do Estado, o risco é moderado.
Há possibilidade de chuva forte em curto período, rajadas de vento, descargas elétricas e granizo isolado, com potencial para provocar alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e danos em lavouras.
Também há previsão de volumes expressivos de chuva entre a tarde de sexta e a madrugada de sábado.
No Sul do Litoral, os acumulados podem variar entre 140 mm e 200 mm em 24 horas. Em áreas próximas a Francisco Beltrão e no Norte do Litoral, os volumes podem ficar entre 100 mm e 140 mm. Já na metade Sul do Estado, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba, os acumulados previstos variam de 50 mm a 100 mm.
A Defesa Civil acompanha a situação em tempo real e pode emitir alertas por SMS e WhatsApp. O cadastro é gratuito e pode ser feito enviando o CEP para o número 40199.
Em casos mais graves, os avisos também são disparados por meio da tecnologia cell broadcast, que não exige inscrição prévia.
Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
IMPRESSIONANTE!
fenômeno
SEXTA-FEIRA COM CHUVA
INSTABILIDADE