PREVISÃO DO TEMPO

Frente fria provoca temporais no final de semana no Paraná

A instabilidade persiste no início da próxima semana, impulsionada pelo ar quente e úmido

Cidade vista de cima com céu cinza
Foto: José Fernando Ogura/AEN

O fim de semana será de tempestade no Paraná, com alívio no calor em parte do estado, especialmente na faixa Leste.

No Interior, apesar de uma leve queda nas temperaturas máximas, o calor ainda será significativo, com marcas próximas dos 30 °C em várias cidades.

Frente fria pode causar tempestades no Paraná

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a mudança no tempo está associada à atuação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil e à passagem de uma frente fria pelo oceano. 

Essa combinação favorece a formação de nuvens de tempestade no Paraná e aumenta o risco de chuvas volumosas, principalmente no Litoral.

LEIA TAMBÉM

Já na manhã desta sexta-feira (20), áreas de instabilidade atuavam sobre o Oeste do estado. Em Palotina, por exemplo, foram registrados 4,2 milímetros de chuva entre 8h e 9h. 

Calor de até 35 °C aumenta risco de tempestades em várias regiões do Paraná

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, essas áreas instáveis tendem a se deslocar do Sudoeste para o Nordeste, alterando as condições do tempo em praticamente todo o Paraná ao longo do dia.

No Norte paranaense, o calor segue intenso nesta sexta-feira, com temperaturas que ainda podem alcançar os 35 °C. 

Esse ambiente aquecido aumenta o potencial para tempestades, especialmente nas regiões Noroeste, Norte, Campos Gerais e Leste, incluindo a área entre Curitiba e o litoral. No Litoral, a principal preocupação é o alto volume de chuva, que pode causar transtornos.

Outro fator que contribui para o cenário é a mudança na direção dos ventos. A partir da noite desta sexta, os ventos passam a soprar de Leste e Sudeste, transportando grande quantidade de umidade do oceano para a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral. 

Acumulados de chuva podem chegar a 200 mm

Com isso, os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em algumas cidades litorâneas. Na região da Serra do Mar, os volumes podem chegar perto dos 200 milímetros em até 48 horas.

O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil do Paraná, indica risco alto nesta sexta-feira para tempestades pontualmente severas em toda a metade Sul do estado. 

Há possibilidade de chuva intensa em curto período, alagamentos, rajadas fortes de vento, destelhamentos e queda de galhos de árvores.

Veja a previsão do tempo para o final de semana no Paraná

No sábado (21), a queda de temperatura será mais perceptível na faixa Leste, devido à maior presença de nuvens e à chuva frequente ao longo do dia. Em Curitiba, as máximas, que podem chegar a 29 °C nesta sexta, devem ficar em torno de 23 °C entre sábado e segunda-feira (23).

No Litoral, cidades como Antonina também sentirão o refresco. Os termômetros devem marcar entre 24 °C e 25 °C nos dias seguintes.

No Interior, o sábado ainda será abafado, com risco de novas tempestades no Oeste, Noroeste e Norte. No domingo (22), as temperaturas diminuem levemente no Oeste, chegando a 26 °C ou 27 °C, enquanto no Norte a redução mais significativa só deve ocorrer a partir de terça-feira (24).

Alertas da Defesa Civil do Paraná

A instabilidade persiste no início da próxima semana, impulsionada pelo ar quente e úmido. Por isso, a orientação é que a população acompanhe os alertas oficiais.

A Defesa Civil mantém monitoramento contínuo e envia avisos por SMS, WhatsApp e, em situações mais extremas, por tecnologia de alerta direto aos celulares, sem necessidade de cadastro prévio.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br.