TEMPO INSTÁVEL
Previsão do tempo
Ciclone extratropical mantém instabilidade, provoca grandes volumes de chuva e rajadas de vento em várias regiões do Paraná nesta semana.
O tempo no Paraná segue instável nesta semana devido à influência de um ciclone extratropical formado a partir de um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul.
O fenômeno, segundo o Simepar, mantém a previsão de chuva volumosa, rajadas de vento e queda nas temperaturas em várias regiões do Estado.
Os acumulados mais intensos estão previstos até esta terça-feira (9), enquanto a quarta-feira (10) deve registrar ventos mais fortes, mesmo com a gradual diminuição da chuva.
Na manhã desta terça, o ciclone estava sobre o Oeste gaúcho, mas originou uma frente fria que avançou pelo Paraná. Cidades como Paranaguá, Apucarana, Cornélio Procópio, Diamante do Norte, Mandaguari e Paranavaí já haviam ultrapassado 50 mm antes das 10h.
O meteorologista Lizandro Jacóbsen explica que:
Com o ciclone já no oceano, o gradiente de pressão aumenta e favorece ventos mais intensos no Paraná. Na metade Sul, rajadas devem variar entre 50 km/h e 60 km/h, podendo atingir 80 km/h na faixa leste.
Além disso, o mar deve ficar agitado entre quinta (11) e sexta (12), com ondas entre 1,5 m e 3 m, representando risco à navegação.
Após uma breve melhora entre quarta e quinta, um novo sistema de baixa pressão sobre o Paraguai volta a gerar risco de tempestades. O Simepar orienta que a população ative o recebimento de alertas da Defesa Civil:
Para mais notícias de tempo e clima, acesse o Massa.com.br.
CONTEÚDOS RELACIONADOS