Previsão do Tempo

Setembro começa com ‘gangorra térmica”: calor, chuva e frente fria

Simepar prevê mudanças no tempo no Paraná: calor até quarta, mas frente fria chega na quinta e provoca chuva e queda nas temperaturas.

tempo-no-parana-gangorra-termica
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

A primeira semana de setembro começa com instabilidades e mudanças no tempo no Paraná. A “gangorra de temperaturas” terá chuva, calor e frente fria, tudo em uma diferença de sete dias.

Semana começa com chuva, mas deve esquentar

Nesta segunda-feira (1º), as instabilidades persistem no Oeste, Sudoeste e Noroeste, com pancadas de chuva e trovoadas localizadas.

A formação de uma área de baixa pressão no Paraguai e Nordeste da Argentina influenciou o clima, mas tende a se afastar em direção ao oceano até o final da noite.

Na terça-feira (2), o tempo no Paraná melhora e as temperaturas sobem, podendo chegar a 35 °C no Oeste e Noroeste. Na Região Metropolitana de Curitiba, os termômetros podem marcar até 28 °C na quarta-feira (3).

LEIA TAMBÉM

Frente fria traz a chuva de volta ao Paraná

No entanto, de acordo com o Simepar, o calor predomina somente até quarta-feira (3), com uma frente fria se aproximando do estado a partir de quinta-feira (4), trazendo chuva e queda nas temperaturas, principalmente na metade sul, de volta ao Paraná.

Na quinta-feira (4), o avanço de uma frente fria deve provocar chuva e queda nas temperaturas em grande parte do estado.

Palmas, por exemplo, pode registrar máxima de 26 °C na quarta e apenas 13 °C no sábado (6). Em Curitiba, a máxima prevista de 27 °C na quinta cai para 13 °C no sábado.

O que explica a mudança

Segundo o meteorologista Leonardo Furlan, frentes frias ocorrem quando massas de ar quente e frio se encontram, favorecendo chuvas e tempestades.

No hemisfério Sul, esses sistemas se deslocam de oeste para leste e de sul para norte, podendo trazer instabilidades quando associados ao calor, à umidade e a áreas de baixa pressão.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br