Tempo e Clima

Frente fria! Instabilidade e chuva marcam o fim de ano no Paraná

O Solstício de Verão marca a chegada da nova estação neste domingo (21)

tempo-para-natal-e-ano-novo
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Mesmo com a chegada da estação mais quente do ano, o Verão, o tempo deve ser instável no Paraná entre o Natal e o Ano Novo.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o Solstício de Verão marca a chegada da nova estação neste domingo (21), às 12h03. Porém, a partir do dia 24, o tempo deve mudar no estado.

Temperaturas devem cair entre o Natal e o Ano Novo

Durante a sexta-feira (19), a cobertura de nuvens se mantém mais persistente do leste ao Litoral, mas, mesmo assim, ocorrem aberturas de sol. Na metade norte do estado, as pancadas de chuva voltam a ocorrer de forma bem localizada pela tarde.

LEIA TAMBÉM

O sábado (20) será de tempo abafado e sem chuvas no Paraná, condição diferente de domingo (21): as pancadas de chuva típicas de verão aumentam no Interior, com possibilidade para trovoadas. “No Litoral, a circulação marítima segue mantendo condição para chuviscos e maior nebulosidade”, reforça o Simepar.

Chuva volta ao Paraná com a chegada do Verão

Ao longo da segunda-feira (22), em função da formação de uma nova frente fria na altura do Rio Grande do Sul, a instabilidade aumenta no Paraná, com pancadas de chuva e temporais localizados, persistindo durante a terça-feira (23).

“Pancadas de chuva e temporais localizados, principalmente no turno da tarde, marcam os dias seguintes no Paraná. As chuvas voltam a atingir o estado com maior intensidade e abrangência a partir do dia 24 de dezembro”, afirma o Simepar. Ou seja, a previsão do tempo para o Natal e o Ano Novo é de tempo chuvoso e queda de temperatura no estado.

Verão apresenta maiores acumulados de chuva no Paraná

Conforme o Simepar, o Verão se caracteriza por dias mais longos e aquecidos, além de períodos eventuais de muito calor. Ao contrário da primavera, o Verão tem mais dias consecutivos de chuva com raios, rajadas de vento fortes e granizo.

“Especialmente em janeiro, massas de ar quente e úmido (tempo abafado) irão ocasionar pancadas fortes de chuva entre os períodos da tarde e da noite, deixando o acumulado mensal de chuva ligeiramente acima da média climatológica em várias regiões”, detalha Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br