DE GRAÇA!
Mudas gratuitas em Curitiba: regionais distribuem 20 mil espécies de árvores
PREJUÍZO GIGANTESCO
Uma chuva rápida mas muito intensa, acompanhada de fortes rajadas de vento, deixaram o centro de Balsa Nova totalmente destruído. Veja vídeos impressionantes!
Temporal destrói centro de Balsa Nova, município rural com população de 13 mil habitantes localizada na região de Campo Largo. O portal Massa.com.br recebeu vídeos impressionantes mostrando os estragos causados pela tempestade.
LEIA TAMBÉM
A Prefeitura de Balsa Nova confirma que “nesta madrugada, um forte temporal atingiu Balsa Nova, causando grandes estragos em nossa cidade”, detalhando ainda que “os ventos fortes destelharam muitas casas, empresas e prédios públicos, derrubaram árvores por toda a cidade e afetaram o fornecimento de energia, água e internet”.
Além disso, os telefones fixos da cidade estão inoperantes, de acordo com a prefeitura municipal. Não foi informada uma previsão para a normalização dos serviços de telefonia.
O Centro Médico Bom Jesus, principal centro médico de Balsa Nova, fica nesta área. Contudo, a prefeitura garante que, apesar de o edifício ter sido afetado, o corpo médico segue atendendo a população normalmente. Na UBS local, o atendimento também não foi interrompido, mas o prédio está sem energia elétrica no momento.
Por outro lado, as estradas que ficaram bloqueadas por conta de quedas de árvores já foram liberadas, e foram montadas três tendas de atendimento e apoio à população afetada. Uma delas fica em frente à sede da prefeitura, no centro da cidade, região onde os maiores estragos aconteceram.
De acordo com os registros do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a chuva que destruiu o centro de Balsa Nova foi rápida, mas muito intensa.
O registro foi de 35 milímetros de chuva. Ventos fortes espalharam a destruição rapidamente, com rajadas de 60 a 70 km/h sendo documentadas.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que pelo menos 2,6 mil imóveis ficaram sem energia elétrica em Balsa Nova, após o início da tempestade. Não conseguimos confirmar, até a publicação desta notícia, se esta situação permanecia ou se os serviços já estariam normalizados — ainda que parcialmente.
Outras cidades do lado oeste da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) também sofreram estragos significativos, como destelhamentos de casas e queda de árvores, no temporal que destruiu o centro de Balsa Nova nesta madrugada.
Na cidade da Lapa, por exemplo, o volume de chuva passou dos 51 mm e algumas localidades registraram queda de granizo. Estradas foram bloqueadas com a queda de grandes árvores e a Defesa Civil foi rapidamente acionada, prestando atendimento às residências afetadas.
Por lá, muitos moradores também tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido. A Copel informou que pelo menos 2 mil imóveis ainda estavam sem energia até o final da manhã desta terça.
Em Campo Largo, a situação é parecida. O volume da chuva por lá foi de 30 mm em apenas meia hora. Segundo a Companhia Campolarguense de Energia (Cocel), 16,7 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica já na madrugada, epor volta das 10h da manhã cerca de 4,2 mil imóveis ainda estavam sem luz.
Equipes da Defesa Civil estão na RMC atendendo estas três cidades mais afetadas pelo temporal desta madrugada, ainda no processo de levantar o número de pessoas atingidas, bem como registrando a extensão dos estragos.
As autoridades competentes orientam que a população acione o número 199 (da Defesa Civil) para pedir auxílio se houver danos sem vítimas em tempestades do tipo. Já caso haja vítimas, a situação é emergencial e o número 193 (do Corpo de Bombeiros) deve ser acionado o quanto antes.