600 equipes nas ruas
Mais de 440 mil imóveis seguem sem luz no Paraná após temporal
susto
A Defesa Civil confirmou tornado em Santa Catarina, que atingiu Barra Bonita e causou estragos em 40 imóveis após temporal com granizo.
A passagem de um tornado em Santa Catarina foi confirmada pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Entre os estragos, uma casa de madeira foi arrancada pela força do vento e caiu sobre um carro, ‘esmagando’ o veículo.
O fenômeno atingiu Barra Bonita, no Oeste de Santa Catarina, e deixou cerca de 40 imóveis danificados. O tornado aconteceu na noite de sábado (20), acompanhado de chuvas intensas e queda de granizo.
Segundo a Defesa Civil local, as rajadas de vento ultrapassaram 80 km/h nas áreas mais atingidas. O município avalia a possibilidade de decretar estado de emergência.
LEIA TAMBÉM
A análise do tornado em Santa Catarina incluiu relatos de moradores e imagens de drone, que mostraram diversos telhados parcialmente destruídos, árvores arrancadas pela raiz e trilhas de destruição típicas de tempestades severas.
As instabilidades avançaram pela fronteira com a Argentina e se intensificaram nas regiões de São Miguel do Oeste e Barra Bonita.
Os tornados diferem dos furacões por serem menores, geralmente com algumas centenas de metros ao tocar o solo. Apesar disso, possuem ventos mais intensos e destrutivos.
A Defesa Civil informou que uma massa de ar seco deve avançar nesta segunda-feira (22), trazendo estabilidade ao tempo. A expectativa é que o clima fique firme até o fim da tarde.
Para mais notícias de previsão do tempo, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS